Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021, 19:15 - A | A

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021, 19h:15 - A | A

Alerta

Temporal e tempestade de areia encobre Campo Grande

Queda de energia, árvores caindo levaram algumas pessoas ao pânico

Elaine Silva
Capital News

A. Ramos/Capital News

Temporal e tempestade de areia encobre Campo Grande

..

Temporal do início da tarde desta sexta-feira (15) deixou rastro de destruição em Campo Grande, o dia virou noite na Cidade Morena e uma tempestade de areia que chegou por volta das 14h50. A tempestade de areia, acompanhada de um forte vento, cobriu o sol e escureceu a cidade em um tom vermelho e arrancou árvores pela raiz.

Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio/Reportar News via WhatsApp

Temporal e tempestade de areia encobre Campo Grande

..


O céu vermelho encobre todas as regiões e veio acompanhado de fortes ventos no bairro Jardim Veraneio,  Tijuca, Maria Aparecida Pedrossian, Amambai, Aero Rancho, Nova Campo Grande, entre outros. A ventania também provocou queda de árvores e possíveis destelhamentos nos municípios de Porto Murtinho, Juti, Novo Horizonte do Sul, Aquidauana, Anastácio, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Três Lagoas e Corumbá.

Por volta de 11h a Defesa Civil Estadual disparou SMS com aviso de tempestade para todos os números cadastrados no 4199. O aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale até as 11h deste sábado (16). “Eu nunca vi uma coisa assim”, relatou uma das leitoras do Capital News, via reportar news.

Por meio de nota a Energisa informou que foram “mais de quatro mil ocorrências relacionadas ao temporal, isso equivale a 20 vezes mais ocorrências em comparação a outubro do ano passado, inicio do último período de chuvas na região”. Em relação a tempestade de areia a concessionaria relatou que “com rajadas de ventos de mais de 100km/h, causou significativos estragos ao sistema elétrico em várias localidades, como a queda de árvores sobre a rede elétrica e postes de distribuição, além de rompimentos de cabos. As equipes estão atuando simultaneamente nos reparos, para viabilizar o restabelecimento da energia aos clientes atingidos. Desde o dia 13 de outubro já foram contabilizadas 1.138.662 descargas atmosféricas”.

Deurico/Capital News

Temporal e tempestade de areia encobre Campo Grande

..


Na última quinta-feira (14) a cidade também passou por uma tempestade na madrugada e gerou transtorno em vários locais de Campo Grande. Na rua Pedro Celestino, região central da Capital, uma árvore de aproximadamente 15 metros caiu com a forte chuva e alguns galhos bateram com a fiação de luz deixando os prédios na escuridão.

Alerta Inmet
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na última quarta-feira (13) de tempestade para Mato Grosso do Sul. Segundo alerta será um temporal com ventos de até 100 quilômetros por hora.

A chuva será entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também há a possibilidade de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. “Caiu um certo volume da água com uma certa intensidade, esse vento, mas não a tal ponto de chegar a ver situação a sua trajetória pra cá pro trabalho passar por uma outra situação viu”, finalizou o administrador.


Confira a nota da Energisa na integra:

"A Energisa informa que os trabalhos das equipes para normalizar a energia na região seguem intensos, dentro dos protocolos de segurança. Destacamos que a Energisa aumentou em seis vezes a quantidade de equipes próprias e terceirizadas que atuam nos trabalhos em toda a concessão, inclusive profissionais de outros estados foram deslocados para ajudar nos trabalhos.

A tempestade de areia registrada na tarde de sexta-feira feira (15), com rajadas de ventos de mais de 100km/h, causou significativos estragos ao sistema elétrico em várias localidades, como a queda de árvores sobre a rede elétrica e postes de distribuição, além de rompimentos de cabos. As equipes estão atuando simultaneamente nos reparos, para viabilizar o restabelecimento da energia aos clientes atingidos. Desde o dia 13 de outubro já foram contabilizadas 1.138.662 descargas atmosféricas.

Foram registradas mais de 4 mil ocorrências relacionadas ao temporal, isso equivale a 20 vezes mais ocorrências em comparação com outubro do ano passado, início do último período de chuvas na região. A Energisa informa que é uma situação nunca registrada em quase oito anos de concessão em Mato Grosso do Sul.
 
Com os trabalhos ininterruptos, a empresa reforça o compromisso de atuar com segurança a fim de normalizar, o quanto antes, o fornecimento de energia para os demais clientes atingidos.

Por segurança e agilidade, a Energisa orienta aos clientes buscarem atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)."

Álbum de fotos

Reportar News

..

Deurico/Capital News

..

A. Ramos/Capital News

..

A. Ramos/Capital News

..

A. Ramos/Capital News

..

Deurico/Capital News

..

Deurico/Capital News

..

Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio/Reportar News via WhatsApp

..

Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio/Reportar News via WhatsApp

..

Mariam Kodjaoglanian Di Giorgio/Reportar News via WhatsApp

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS