Campo Grande 00:00:00 Domingo, 14 de Setembro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 05 de Agosto de 2009, 17:30 - A | A

Quarta-feira, 05 de Agosto de 2009, 17h:30 - A | A

STF arquivo mandado impetrado por Waldir Neves pedindo criação da CPI da subnutrição Indígena

Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou Mandado de Segurança (MS 27053) impetrado pelos deputados federais Sebastião Madeira e Waldir Neves (atualmente ocupa o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de MS) que pretendiam garantir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição entre 2005 a 2007. Várias mortes ocorreram em algumas aldeias na região de Dourados.

Segundo a ação, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, reconheceu a necessidade de criação da CPI e, em 15 de outubro de 2007, designou deputados indicados pelas respectivas lideranças partidárias para compô-la, convocando inclusive uma reunião para a instalação e eleição do respectivo presidente. Porém, segundo os parlamentares, até a data em que foi impetrado o mandado de segurança, a reunião não teria acontecido e nenhuma providência tomada pela Mesa da Casa para a efetiva instalação da comissão.

De acordo com a decisão da ministra Ellen Gracie, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, informou que “a referida comissão de inquérito foi instalada em reunião realizada em 19.12.2007”. A Procuradoria Geral da República opinou pelo reconhecimento da perda do objeto da impetração.“Entendo que assiste razão à Procuradoria Geral da República, dado que a referida comissão parlamentar de inquérito foi instalada em 19.12.2007, com a participação dos impetrantes, tendo o relatório final de seus trabalhos sido aprovado em 03.06.2008”, disse a ministra Ellen Gracie, relatora do mandado de segurança. Dessa forma, ela extinguiu o MS, sem resolução de mérito, por perda superveniente do interesse processual dos autores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS