No âmbito do Ação Fiems Campo Grande, o Senai entregou, entre nesta quarta-feira (14) e também na terça-feira (13), os totens para a realização das pré-inscrições dos cursos gratuitos do Programa nas associações de moradores dos bairros Jardim Aeroporto, Moreninha I, Nhá-Nhá, Cophavilla II, Aero Rancho IV, Novos Estados, Nova Lima, Tiradentes e Nova Campo Grande. De acordo com o coordenador Artur Quintella, que também é gerente da FatecSenai Campo Grande, a entrega dos totens é o passo inicial para a realização dos cursos, pois é a ferramenta que vai coletar as informações dos moradores interessados.
Milton Emilio de Souza, membro da diretoria da Associação de Moradores das Moreninhas I e II, garante ter sido uma vitória para a comunidade a chegada da iniciativa. “Nossas perspectivas são as melhores, visto que, no dia do lançamento do Ação Fiems, conseguimos atrair centenas de moradores para o local, todos interessados em ter acesso aos cursos”, disse. Para a presidente da Associação de Moradores da Vila Nhá-Nhá, Saleides Lúcia de Souza Holsback, o totem facilita o trabalho de coleta de inscrições. “Todos os duas captamos interessados. Com o novo formato do Programa, muitos concluintes estão nos procurando para poder se aperfeiçoar nas áreas de costura industrial e informática avançada”, expôs.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Nova Lima, Gonçalves Ribeiro de Souza, aproximadamente 150 fichas serão registradas no totem. “Pela primeira vez o bairro mais populoso da Capital teve acesso a uma iniciativa como essa, isso é gratificante”, pontuou. A presidente da Associação de Moradores do Novos Estados, Marilse Oliveira de Souza, garante que nos próximos dias centenas de registros serão feitos.
“Todos os dias diversos moradores nos procuram para realizar suas inscrições, agora será possível”, frisou. Para o responsável pela ONG onde são ministrados os cursos no Bairro Novos Estados, Ivan Lúcio Rodrigues, as perspectivas são as melhores, visto o sucesso que a iniciativa teve desde o seu início.
Novo formato
Com o apoio de 43 lideranças comunitárias e pelo menos 1,4 mil moradores, o presidente Sérgio Longen lançou, no dia 6 de março, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, o novo formato e a programação 2012 do Ação Fiems Campo Grande. “Para este ano, ampliamos o número de regiões atendidas de 18 para 22, bem como da quantidade de cursos de 8 para 20. Também aumentamos o montante de vagas oferecidas de 1,7 mil para 4,5 mil – 3.310 no Senai e 1.200 no Sesi”, detalhou.
Sérgio Longen destacou que o bom desempenho obtido pelo Ação Fiems Campo Grande no ano passado credencia a um maior investimento do Sistema Indústria para este ano. “O saldo positivo pelo Programa nos bairros da periferia da cidade demonstra o sucesso dessa iniciativa inovadora e transformadora”, destacou. Agora, conforme ele, as regiões atendidas abrangem os bairros Jardim Anache, Nova Lima, Campo Belo, Estrela do Sul, Novos Estados, Taquaral Bosque I e II, Estrela Dalva I, II e III, Jardim Arco-Íris, Noroeste, Jardim Inápolis, Tiradentes I e II, Novo Tiradentes, Nhá-Nhá, Moreninha I, II e III, Los Angeles, Aero Rancho, Dom Antônio Barbosa, Coophavila II, Portal Caiobá I e II, Santa Emília, Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande e Núcleo Industrial.
Ainda para este ano, serão oferecidos os cursos de costura industrial, modelagem industrial, operador de máquina de corte, eletricista, aplicador de revestimento cerâmico, armador, carpinteiro, encanador, mestre de obras, pedreiro, pintor de obras, almoxarife de obras, instalador e reparador de redes, cabos e equipamentos telefônicos, montador de móveis, eletricista de automóveis, mecânica de manutenção de motocicletas, mecânica de motores de automóveis, padeiro, informática básica e informática avançada.