A Escola do Senai de Campo Grande inicia amanhã (24/09), em parceria com o Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Áudio-Comunicação), dois cursos para 24 surdos-mudos. Os cursos são de mecânico de motocicletas e de pequenos artefatos de madeira.
Segundo Gilka Trevisan, da Coordenação Geral da Escola do Senai da Capital, o Ceada vai fornecer duas tradutoras para auxiliarem os professores na comunicação com os alunos surdos-mudos. O curso de mecânico de motocicletas terá início às 7h30, enquanto o de pequenos artefatos em madeira começará às 13h30.
Os cursos fazem parte do PSAI (Programa Senai de Ações Inclusivas), que está alinhado com as políticas públicas inclusivas, proporcionando o acesso de grupos que geralmente encontram dificuldades em obter formação específica ou condições para ingressar no mercado de trabalho.
Em Mato Grosso do Sul, o Programa atua hoje em duas frentes: PNEs (Pessoas com Necessidades Especiais) – capacitando deficientes físicos, mentais, auditivos, visuais e múltiplos, bem como superdotados – e REGI (Raça, Etnia, Gênero e Idosos) – envolvendo mulheres, negros, índios e idosos. (Fiems)