Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Cotidiano Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 12:40 - A | A

Terça-feira, 06 de Janeiro de 2009, 12h:40 - A | A

Senai abre curso de Tecnologias dos Combustíveis Fósseis e Renováveis

Da Readação (TM)

O NTGás (Núcleo de Tecnologia do Gás (NTGás), do Senai/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul), está com as inscrições abertas para o curso de pós-graduação lato-sensu em “Tecnologias dos Combustíveis Fósseis e Renováveis”. Ele é fruto de uma parceria com o curso de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), que será realizado a partir do primeiro trimestre do próximo ano.

O curso de pós-graduação lato-sensu será realizado por meio de encontros mensais em Campo Grande (MS), utilizando um fim de semana por mês com aulas na sexta-feira à noite e aos sábados ou domingos, dependendo da carga horária de cada disciplina. De acordo com o coordenador do NTGás, Paulo César de Oliveira, o tempo de duração do curso são 18 meses e as inscrições podem ser feitas no site da UCDB (www.ucdb.br/pos).

Com um total de 372 horas mais a monografia, a pós-graduação vai abordar os seguintes temas: introdução aos combustíveis fósseis e renováveis; mecânica de fluídos; princípios de termodinâmica; princípios básicos de instrumentação e controle; produção de combustíveis fósseis e renováveis; destilação de combustíveis; transporte e distribuição de combustíveis; equipamentos e sistemas térmicos industriais; gestão ambiental; estudos de viabilidade técnica e econômica; análise de riscos e procedimentos de segurança; metodologia da pesquisa; e metodologia do ensino superior.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas no NTGás do Senai, que está localizado na Rua Pimenta Bueno, 370, no Bairro Amambaí, em Campo Grande, pelo telefone (67) 3029-9020 ou pelo e-mail [email protected] ou ainda na Coordenação de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da UCDB pelo telefone (67) 3312-3528 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: Fiems

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS