Em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), realiza nos dias 11 e 12 de novembro próximo, em Campo Grande, o seminário Inclusão Digital e Desenvolvimento.
Também são parceiros do evento o Sebrae, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Associação dos Municípios de Mato Grosso de Sul (Assomasul). O seminário faz parte do processo de criação e implantação da Rede Estadual de Inclusão Digital do Estado (Reid/MS), desenvolvido pela SCO/MI e Secretaria de Meio Ambiente, das Cidades e da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Semac).
Serão debatidos temas como a importância da inclusão digital e a necessidade de universalização do acesso e capacitação no uso de novas tecnologias da informação, em especial no que se refere à internet banda larga, conforme explica o diretor do Departamento de Promoção de Investimentos da SCO/MI, Frederico Valente, que é, também, um dos organizadores do seminário.
Segundo ele estas novas tecnologias serão instrumentos importantes no desenvolvimento econômico via setor privado, no aumento de eficiência do setor público e, principalmente, na maior inserção social e econômica da população sul-mato-grossense.
Entre os conferencistas e debatedores estarão representantes da Presidência da República e de vários ministérios, que apresentarão informações sobre os programas federais e fontes de recursos disponíveis para a implantação de projetos de cidades digitais e para criação de tele-centros. Haverá também abordagens mostrando aplicação da internet banda larga nas áreas de educação, negócios, saúde (tele-medicina), justiça e cidadania, e prestação de serviços públicos pela web (e-governo).
O público alvo são os diversos atores da Inclusão Digital em Mato Grosso do Sul, de forma integrar suas ações, viabilizar a implantação da REID - MS, e melhor aproveitar o apoio que os programas federais oferecem. A expectativa é que Mato Grosso do Sul possa se tornar referência em inclusão digital no Brasil até 2010. Como conseqüência disso as possibilidades de elevação do nível de educação e cultura por conta da universalização do acesso à web, são inestimáveis.