A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) investiga duas mortes suspeitas por dengue em Mato Grosso do Sul em 2026. Até o momento, o Estado já contabiliza 1.470 casos suspeitos da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
No ano passado, 20 mortes relacionadas à dengue foram confirmadas no Estado, conforme dados da vigilância epidemiológica.
Além da dengue, a chikungunya, também transmitida pelo mesmo mosquito, já provocou três mortes em Mato Grosso do Sul neste ano. O caso mais recente foi o de um bebê de apenas três meses, que apresentou sintomas no dia 6 e morreu na terça-feira (10).
As outras vítimas foram um homem de 73 anos, que não possuía comorbidades, e uma mulher indígena de 69 anos, que tinha hipertensão arterial e diabetes. Os três casos ocorreram em Dourados, município localizado a cerca de 225 quilômetros de Campo Grande.
As informações constam em boletins epidemiológicos divulgados pela SES na sexta-feira (13), com dados atualizados até a primeira semana de março. A evolução semanal das duas doenças não era divulgada desde 21 de fevereiro, mesmo com óbitos — confirmados ou em investigação — registrados na semana epidemiológica encerrada em 28 daquele mês.
Casos de dengue em alta
O gráfico de evolução semanal indica que a dengue segue em crescimento no Estado. O número de casos prováveis passou de 254 na última semana de fevereiro para 463 na primeira semana de março.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, 2026 já apresenta 17 casos prováveis a mais, sinalizando avanço da doença nas primeiras semanas do ano
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

