Campo Grande 00:00:00 Sábado, 29 de Novembro de 2025



Saúde e Bem Estar Sábado, 29 de Novembro de 2025, 10:44 - A | A

Sábado, 29 de Novembro de 2025, 10h:44 - A | A

Tabagismo

Ações de Vigilância Sanitária apreendem 700 produtos irregulares e reforçam prevenção em Corumbá

Fiscalizações, palestras e capacitações ampliam conscientização na fronteira e fortalecem medidas de proteção à saúde

Elaine Oliveira
Capital News

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, realizou uma série de ações estratégicas em Corumbá com foco na prevenção e redução de riscos associados ao tabagismo. A programação foi conduzida pela Gerência de Apoio aos Municípios da Vigilância Sanitária e incluiu palestras para profissionais de saúde sobre os impactos do tabaco, especialmente nas neoplasias relacionadas ao seu consumo.

Segundo o gerente da área, Matheus Pirolo, o caráter educativo também faz parte das atividades de fiscalização. “A proposta é transformar esses profissionais em multiplicadores das informações, ampliando o alcance da prevenção nos territórios onde atuam”, afirmou.

Fiscalização apreende 700 produtos irregulares

Na noite de quarta-feira (26), véspera da data nacional da campanha, equipes da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal de Corumbá realizaram uma operação conjunta em tabacarias e conveniências. A ação, que vistoriou oito estabelecimentos, resultou na apreensão de aproximadamente 700 produtos derivados do tabaco, principalmente essências de narguilé sem registro na Anvisa.

Os comerciantes foram orientados sobre a lista de produtos autorizados, disponibilizada mensalmente pela Agência, e receberam esclarecimentos sobre conformidade regulatória. Conforme Pirolo, itens irregulares elevam ainda mais os riscos ao consumidor. “Produtos derivados do tabaco já representam um importante fator de risco para o câncer. Quando não possuem registro e não passam por análise de redução de danos da Anvisa, tornam-se ainda mais perigosos à saúde da população”, destacou.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que mais de 174 mil pessoas morrem anualmente no Brasil devido a doenças relacionadas ao tabaco, sendo 55 mil por câncer, especialmente nos órgãos do trato respiratório.

Ações ampliadas incluem bronzeamento artificial e radiodiagnóstico

A programação também contou com capacitações e fiscalizações em locais que utilizam máquinas de bronzeamento artificial, consideradas de alto risco para câncer de pele. Equipes ainda vistoriaram serviços de radiodiagnóstico, verificando medidas de proteção aos profissionais expostos à radiação.

O fiscal da Vigilância Sanitária, Maurício Aluchna, reforçou a importância das orientações. “É fundamental que esses ambientes adotem práticas que reduzam a exposição ocupacional e previnam mutações no DNA, que podem levar ao surgimento de diferentes tipos de câncer”, explicou.

Corumbá é foco estratégico para conscientização

Corumbá foi escolhida para as ações por ser uma área de fronteira considerada estratégica e que ainda não havia recebido atividades de conscientização sobre tabagismo em parceria com a Vigilância Sanitária.

A programação segue nesta quinta-feira, com ações educativas direcionadas à população e apoio de veículos de imprensa locais, reforçando o combate aos fatores de risco e ampliando a prevenção ao câncer no estado.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS