Com a expectativa de que Mato Grosso do Sul possa se tornar referência em inclusão digital no Brasil até 2010, Bonito foi escolhido como município piloto para o primeiro projeto da Rede Estadual de Inclusão Digital (REID/MS) no Estado. "O nosso objetivo é incluir todos os municípios. Bonito é uma cidade símbolo no Estado devido às características de turismo. Fora do País as pessoas conhecem Bonito. Ela já está com o projeto em andamento", disse Zenon Rodrigues.
O Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste (SCO/MI) e o governo estadual, em parceria com os setores privados, como Sebrae, Federação das Indústrias do Estado (Fiems) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), universidades e demais organizações multisetoriais, estão trabalhando na implantação da Rede Estadual de Inclusão Digital no Mato Grosso do Sul (Reid/MS) - que visa promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico no Estado.
O primeiro seminário de "Inclusão Digital - Programa Cidades Digitais", promovido pela SCO/MI e o governo estadual, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, das Cidades, da Ciência e Tecnologia (Semac), reunindo as demais entidades envolvidas e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA no Brasil), foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2008, na Capital.
A meta agora é criar o Núcleo Estadual de Inclusão Digital (NEID), que está sendo estruturado pela Semac, por intermédio da Superintendência Estadual de Ciência e Tecnologia (Sucitec).
Segundo a Sucitec a sede do NEID estava estruturada para funcionar no prédio do Sebrae/MS, em Campo Grande (MS). "Porém, uma equipe técnica está estudando um local para o funcionamento do Núcleo, que tem previsão para entrar em atividade ainda neste mês de janeiro", segundo Cristiane de Castilho Merigni, assessora técnica da Sucitec. Também está sendo viabilizado o funcionamento de um escritório virtual da REID/MS, no Estado, através do portal www.reid.ms.gov.br - que deverá ir ao ar no início de deste ano.
Segundo ele, a Prefeitura de Campo Grande possui uma infra-estrutura ímpar no Brasil. "A Prefeitura já tem toda uma estrutura de fibra óptica, rádio, entre outras, que poucas cidades no país têm. Então ela foi o primeiro contato nosso. Em seguida entrou em contato conosco a prefeitura de Caarapó. Já estou com uma cópia do ante-projeto deles"
"A solução foi modelada para criação de uma Rede para que toda sociedade tomasse consciência dos benefícios, das oportunidades e da necessidade da inclusão digital; para que juntos possamos construir uma solução no sentido de transformar o Estado de Mato Grosso do Sul, em termos de desenvolvimento econômico, a partir do desenvolvimento tecnológico, da utilização dessas novas tecnologias de informação, em especial no que se refere à Internet em Banda Larga de qualidade para todos os seguimentos da sociedade" disse Zenon.
REID/MS
De acordo com o gerente de projeto da REID/MS, a realização do primeiro seminário de Inclusão Digital foi para concluir a etapa do processo de implantação da REID. "Ela iniciou há cerca de seis meses, na Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, do Ministério da Integração, a partir da percepção de que o estado de Mato Grosso do Sul estava com baixos índices de inclusão digital. A Rede foi lançada oficialmente no seminário. E a gente trabalhou esse seminário no sentido de levar informações a respeito dos programas que existem nos diversos ministérios à população sul-matogrossense".
Zenon também explicou que a REID, na realidade, já está em fase final de montagem. Segundo ele, é uma rede multi-setorial, incluindo os governos federal, estadual, municipal e a sociedade civil envolvendo a utilização de todos os recursos de tecnologias de informações, para todos os seguimentos da sociedade. Ressalta-se que a REID não é direcionada apenas para a população carente, mas também para a inserção das pequenas, médias e grandes empresas.
"Agora senti firmeza na possibilidade de tornarmos nosso Estado uma referência nacional, não só em Inclusão Digital, mas também em C&T, comunicou o engenheiro Frederico Valente, Diretor de Promoção de Investimento (DPI), da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste do Ministério da Integração Nacional, aos técnicos da Sucitec/MS, pelo trabalho que eles estão desenvolvendo junto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área da tecnologia no Estado.