O governador André Puccinelli hoje que o anúncio feito aos professores na semana passada é a antecipação do cumprimento do piso Nacional do Magistério de 2010 para janeiro de 2009. “O que foi dado é muito mais que reajuste aos professores, o que foi dado é a antecipação do piso nacional atendendo o magistério, desmentindo que o governador era contra o piso”, explica.A informação foi dada após a assinatura dos decretos de regulamentação do uso e ocupação da Zona de Amortecimento dos Parques Estaduais Várzea do Ivinhema e Pantanal do Rio Negro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
De acordo com Puccinelli, os servidores públicos estaduais têm data-base em maio e somente no próximo ano serão discutidos os percentuais de reajuste para cada categoria. “Se tivéssemos cumprindo somente o acordo com os professores, o percentual seria menor”, conta. A partir de janeiro de 2009, o salário-base dos professores passa para R$ 950,00, como estipula a lei federal, que somado à regência de classe chegará a R$ 1.590,00 mensais, totalizando um aumento real de 13,45%.
O governador afirmou que não é contra o piso nacional e que o governo do Estado entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o aumento do tempo de planejamento das aulas, passando dos atuais 10 horas para 13 horas. Nesse caso, seria preciso contratar mais 1900 novos professores.