Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 24 de Julho de 2025


Cotidiano Segunda-feira, 29 de Outubro de 2012, 18:32 - A | A

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2012, 18h:32 - A | A

Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência é lançado hoje

Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Durante o 1º Seminário Empresa Inclusiva, Uma Realidade Possível, Conhecer e Incluir, que ocorreu nesta segunda-feira (29) no auditório do Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, e o presidente da Fiems, Sérgio Longen, lançaram o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul tem 525.979 habitantes com algum tipo de deficiência visual, auditiva, motora ou mental, o que representa 21,47% do total de 2 449.024 habitantes do Estado, segundo o Censo 2010.

Além disso, do total de 1.180.477 pessoas empregadas no Estado, 257.073 delas têm algum tipo de deficiência, o que representa 21,78%. Na comparação com o total de habitantes com deficiência no Estado (525.979 pessoas), a metade ou 50,3% já está trabalhando, restando fora do mercado de trabalho 254.457 pessoas.

Segundo a assessoria da Fecomércio-MS, para contribuir com a contratação desses trabalhadores, o Sesi, o Senai, o Sesc e o Senac vão desenvolver diversas ações para o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, como prestar serviços de consultoria junto às empresas e qualificação profissional das pessoas com deficiência.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS