Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Agosto de 2025



Cotidiano Segunda-feira, 11 de Abril de 2011, 18:05 - A | A

Segunda-feira, 11 de Abril de 2011, 18h:05 - A | A

Prefeitura investe em capacitação para atender bem turista estrangeiro

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Prefeitura de Campo Grande vem empreendendo, ao longo dos últimos anos, uma série de ações com o objetivo de fazer com que a cidade não cumpra apenas o papel de “dormitório” para os turistas que vem a Mato Grosso do Sul. Como parte das estratégias, está a qualificação dos profissionais que atuam no atendimento ao turista. Uma amostra deste trabalho foi dada tarde desta segunda-feira (11), com a abertura dos cursos de línguas para estagiários e atendentes das Centrais de Atendimento ao Turista (CAT).

A aula inaugural foi ministrada no anfiteatro da Escola Governo, com a presença do vice-prefeito e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc), Edil Albuquerque. Serão ministradas aulas de língua inglesa, espanhola e da Língua Brasileira de Sinais (Libras) instrumental, no período de seis meses. Normalmente, os atendentes e estagiários são responsáveis pelo primeiro contato com os turistas que chegam a Campo Grande e se dirigem aos CAT em busca de informações.

De acordo com Edil Albuquerque, é motivo de grande satisfação para a Sedesc participar do desenvolvimento de um projeto baseado nos moldes exigidos pelo Ministério do Turismo e contando com a parceria das secretarias municipais de Administração (Semad) e de Educação (Semed). “Fico muito contente de presenciar hoje uma nova etapa de qualificação para nossos colaboradores que atuam nos CATs da Capital e que refletirá na satisfação do turista que aqui visita e é recebido por profissionais treinados”, elogiou.

Já a secretária municipal de Administração, Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti destacou a importância de se aprender as duas línguas e, principalmente, Libras, que será importante para quem aprende também. “O turista ficará mais à vontade ao perceber que pode se comunicar com a equipe de atendimento e isto repercutirá bem aos futuros visitantes”, ressaltou Aurenice.

Para participar da solenidade de abertura do curso, foi convidado o coral de alunos do Ceada que cantou o Hino Nacional Brasileiro em Libras, com tradução simultânea para os presentes. Uma das alunas da primeira turma de idiomas é Gleycielly Franco do Amaral, atendente no CAT da Rodoviária Senador Antonio Mendes Canale. Ela falou da ansiedade em iniciar logo a capacitação. “Estou muito contente em participar do curso e ansiosa para aprender, pois todos os dias a rodoviária recebe muitos turistas estrangeiros e sinto dificuldade em me comunicar com eles, já que não falo inglês ou espanhol”, revelou. (Fonte: CG Notícias)


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS