A posse de Waldir Neves Barbosa como conselheiro da Corte de Contas será realizada no dia 15 deste mês, às 9 horas, no auditório do TCE. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria voluntária do conselheiro Augusto Maurício da Cunha e Menezes Wanderley, ocorrida em 23 de junho passado, após 14 anos de exercício da função.
A indicação de Barbosa para a vaga de conselheiro foi secreta e teve a participação de 24 parlamentares. O Projeto de Decreto Legislativo foi aprovado por 23 votos a favor e um em branco, segundo o anúncio feito pelo presidente, Jerson Domingos (PMDB). Sua indicação para o cargo foi um pedido do governador André Puccinelli.
Dos sete conselheiros, a Assembléia Legislativa indica quatro, o próprio tribunal outros dois (auditor e procurador) e o governador, apenas um. Com a nomeação de Neves, o suplente dele, Marçal Filho (PMDB), assumirá vaga na Câmara Federal.
Histórico
Waldir Neves nasceu em 31 de janeiro de 1963, na cidade de Miranda, Mato Grosso do Sul. Possui graduações superiores como bacharel em Direito e História. Foi diretor da União Campograndense de Estudantes (UCE) e eleito vereador em Miranda em 1988. Em 1991 elegeu-se deputado estadual, com votação recorde.
Em 2006, após quatro mandatos consecutivos como deputado estadual, foi eleito deputado federal com quase 80 mil votos. Como parlamentar na Câmara dos Deputados, foi vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; vice-presidente na Comissão Especial de Serviços Notariais (cartórios); suplente na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; suplente na Comissão da CPMF e suplente na Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário.