Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 22 de Julho de 2021, 10:20 - A | A

Quinta-feira, 22 de Julho de 2021, 10h:20 - A | A

Reconhecimento nacional

Poder Judiciário tem atendido as expectativas acima da média, afirma presidente do TJMS

“Nós temos só que melhorar, continuar melhorando”, disse o desembargador Carlos Contar

Elaine Silva
Capital News

 

Reprodução/vídeo

Poder Judiciário tem atendido as expectativas acima da média, afirma presidente do TJMS

Desembargador Carlos Eduardo Contar

 

Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) Desembargador Carlos Eduardo Contar, participou do primeiro programa Mérito da Questão, afirmou que o Poder Judiciário do Estado está acima da média. “Olha eu sou um crítico, um crítico positivo do nosso Tribunal de Justiça, Poder Judiciário [...], mas isso não é de agora não, há muito tempo o estado do Mato Grosso do Sul, o Poder Judiciário tem atendido as expectativas acima da média [...] e como todo serviço público ele enfrenta, alguns problemas, porém se comparado com outros tribunais. Nós estamos à frente da grande maioria somos inovadores, tecnologia, somos inovadores na criatividade, somos ágeis, temos um baixo nível, baixo número de represadas, Enfim, nós temos aí, nós estamos bastante evoluídos nessa questão da prestação jurisdicional”, disse o desembargador durante o programa Mérito da Questão.

 

Em junho, a distribuição foi a mais alta de 2021, com 7.437 processos distribuídos para os órgãos julgadores, superando até o mês de abril, que detinha a marca mais alta de 7.327 processos, além de 1.767 recursos distribuídos para a Vice-Presidência. Assim, foram julgados 7.273 processos, sendo 1.261 decisões monocráticas e 6.012 por colegiado. Em junho foram realizadas 29 sessões telepresenciais, com 128 pedidos de sustentação oral, e, do total de processos julgados pelo colegiado, 4.583 foram na modalidade virtual e 1.429 presencial. Conforme o TJMS, os dados foram extraídos da ferramenta tecnológica BI (Business Intelligence) e permitem um mapeamento do trabalho realizado em segundo grau na justiça sul-mato-grossense no último mês do semestre.

 

Neste ano o Tribunal de Justiça tem se destacado nacionalmente em relação a conciliação, ao receber menção honrosa no eixo produtividade do Prêmio Conciliar é legal concedido pelo Conselho Nacional de Justiça e no ano passado ficou em primeiro lugar. “ Eu acredito que este é um meio [...] extremamente ágil, proveitoso e que nós temos experiência, uma prática de sucesso. Só temos que aprimorar, temos que avançar, temos que criar mais câmeras privadas, temos que divulgar e incentivar o uso da arbitragem. São mecanismos de solução muito mais eficientes, [...] Mato Grosso do Sul tem oferecido isso de forma bastante reconhecida e bastante  evoluída no contexto do Brasil, então nós temos só que melhorar, continuar melhorando”, disse o Desembargador Carlos Contar. 

 

Programa 

Programa Mérito da Questão, que vai abrir as portas do Poder Judiciário para que a população conheça mais sobre seus direitos, deveres e como funciona a justiça em Mato Grosso do Sul. A cada edição, juízes e desembargadores apresentam serviços, ações e projetos de forma instrutiva, e ainda como o trabalho do tribunal estadual opera em defesa da cidadania.

 

Confira a entrevista na íntegra; 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS