No dia 1º de setembro, quando começam as obras, serão feitas somente trabalhos de recuperação das três pistas de taxiamento e da pista principal do Aeroporto Internacional de Campo Grande — possui 2,5 mil metros de extensão — com a adição de ranhuras na maior. Ainda não será desta vez que o aeroportoreceberá aeronaves de grande porte que vêm de outros países e pousam, geralmente, nos grandes centros metropolitanos, mesmo após anunciado que a Capital terá voos diretos para os municípios de Corumbá e Bonito.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no dia 13 de agosto será contratada empresa para execução das obras. Os serviços, estimados em R$ 12,1 milhões, preservarão os níveis de segurança das operações de pousos e decolagens no aeroporto.
Após a realização da assinatura da ordem de serviço, documento que autoriza o início dos trabalhos, a empresa contratada terá 240 dias para a realização dos trabalhos.
Etapas da obra
Na primeira, prevista de 1º de setembro a 20 de outubro, a pista de pousos e decolagens será interditada entre 21h e 7h para os trabalhos de recuperação.
Na segunda fase, entre 15 de outubro e 15 de novembro, serão realizados serviços nas pistas de manobra.
Por fim, na terceira etapa de obras, entre 15 de novembro e 13 de janeiro do próximo ano, será executa a instalação das ranhuras na pista principal, o que interditará a via entre 23h e 5h.
A primeira e a terceira fases causarão interferências nas operações do aeroporto, e há temor que o aeroporto não possa perder alguns voos que passam pela Capital com destino a outras cidades.
A Infraero afirma que o cronograma de intervenções foi discutido com outros entes do setor aéreo: empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), entre outros.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.
