Campo Grande Quinta-feira, 23 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2008, 08:05 - A | A

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2008, 08h:05 - A | A

Período de rematrícula da rede estadual vai até 5 de janeiro

Da redação (LM)

Alunos que já estudavam na rede estadual de ensino e que confirmaram a permanência na escola podem renovar a sua matrícula. O período da rematrícula vai até o dia 5 de janeiro. O aluno deve comparecer na escola munido de documentação.

As inscrições para as matrículas na rede estadual de ensino iniciaram no dia 24, em Campo Grande, e já contam com mais 12 mil pedidos. No interior, onde a matrícula digital começou no dia 4 de dezembro, já foram registradas mais de 17 mil inscrições.

As inscrições poderão ser feitas, via internet, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Tanto alunos novos quanto alunos que já estudam nas escolas estaduais podem solicitar a matrícula pela internet.

Em 2009, o governo do Estado investirá na reforma das escolas e na formação de professores. No próximo ano, 21 novos cursos profissionalizantes serão abertos nas unidades de ensino da rede estadual, que saltou de 9ª para 4º lugar, em 2007, no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Secretaria de Estado de Educação está priorizando a qualidade de ensino e pretende transformar o sistema estadual de ensino num modelo de referência nacional.

Matrícula Digital
A Secretaria de Educação (SED) está ampliando a matrícula digital em todo do Estado. O programa, que em 2007, atendeu os alunos de Campo Grande e Dourados, este ano foi estendido a outros oito municípios. A perspectiva da SED é, em 2009, abranger 50% dos municípios de MS com a matrícula digital.

A matrícula digital está atendendo 45% das unidades escolares estaduais. A previsão é de que em 2009 este número alcance 80% das escolas. Também utilizarão deste sistema os alunos que queiram matricular-se na rede estadual de ensino.

O processo é dividido em duas etapas: a primeira é para os alunos da rede estadual de ensino, que devem confirmar a sua permanência na escola. Esta etapa permite à Secretaria de Educação saber quantas vagas serão disponibilizadas. Ela acontecerá em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Todo pai de aluno da rede estadual de ensino deve dirigir-se à unidade de ensino. Após a confirmação da permanência, o aluno poderá renovar a matrícula. Este período será de 23 dias, ocorrendo de 15 de dezembro de 2008 a 6 de janeiro de 2009.

A segunda etapa é para as matrículas novas. O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga, através dos endereços eletrônicos www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br, de qualquer computador conectado à internet - seja em casa, na escola, no núcleo de tecnologia educacional sediado no município ou nas centrais dos municípios.

Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição. Ao candidato com mais de uma inscrição, prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga. A designação acontecerá em dois momentos para escola selecionada, caso ela tenha vagas. A SED orienta para os estudantes ficarem atentos ao cronograma de seu município. Confira o calendário.

A matrícula digital facilita a escolha da escola, utiliza critérios uniformes, oferece informações para o planejamento da rede, evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e proporciona à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda. Nos demais municípios, o procedimento será o convencional. A rede estadual de ensino está oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS