Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 18:15 - A | A

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 18h:15 - A | A

Fronteira

Paraguai cogita construir Ponte de Ferro

Ferrovia tem o objetivo de ligar a fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai

Adriana Ximenes
Especial para o Capital News

O Secretário de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e o senador Nelson Trad Filho (PSD-MS), participaram nesta Segunda-Feira (12) em Assunção do Seminário de Integração da Infraestrutura de Transporte Rodo-ferroviário da América do Sul.

 

O governo do país vizinho cogitou a possibilidade de construir paralelamente uma estrada de ferro,  que vai cortar todo o território paraguaio até se conectar com a ferrovia argentina na cidade de Salta. Outra novidade é o projeto de construção da ponte do rio Paraguai, em Porto Murtinho, que possibilitará o trajeto rodoviária bioceânica que passa por Mato Grosso do Sul até chegar aos portos do Chile.

 

O corredor bioceânico tem o intuito de reduzir em 17 dias o trajeto de viagem das commodities de Mato Grosso do Sul até o mercado asiático, embarcando nos portos do Chile, ao invés de usar os portos de Paranaguá (PR) ou de Santos (SP). 

 

O andamento da obra será construída pela Itaipu, e estima-se que o gasto será de R$ 290 milhões, com o prazo de término em 2023. O senador Nelson Trad relatou  que o acesso da BR-267 até o local de construção da ponte, tem o trecho de 11 quilômetros e será feito pelo governo brasileiro, com recursos já reservados no Plano Plurianual (PPA).

Divulgação/Portal MS

Paraguai cogita construir Ponte de Ferro

Rodovia de Ferro

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS