MPMS

Índice de atropelamento de animais no local é alto, morador da região contabilizou 317 animais mortos só em 2015
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomenda readequação do Projeto da obra de recapeamento, ciclovia e iluminação da rodovia MS-178, no Município de Bonito. Os ajustes são com a finalidade de reduzir o número de atropelamentos da fauna no local.
O pedido foi feito pelo Promotor de Justiça, João Meneghini Girelli, ao Diretor-Presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). As adequações são na construção de: passagens inferiores; passagens locadas em pontes ou galerias; passagens superiores; túneis; ecodutos; corredores ecológicos; redutores de velocidade; sinalização viária; cercas de direcionamento em tela de arame galvanizado entre outros.
Após análise de documentos, notou-se a ausência de medidas efetivas para evitar colisões de veículos contra animais silvestres, abundantes na região.
O índice de atropelamento de animais no local é alto. Apenas um morador da região contabilizou 317 animais mortos, só no ano de 2015.
De acordo com o Projeto do Governo, a ser executado, serão implantadas cercas laterais em ambos os lados ao longo da rodovia, com a finalidade de preservar a faixa de domínio da mesma e restringir o acesso de animais para a pista. Para tanto foram projetadas cercas de arame liso com 4 fios e mourões de madeira com seção circular.
O Promotor de Justiça explica que essa única medida é insuficiente para a proteção adequada da fauna. As propriedades da região já possuem cercamento desse tipo, mas a técnica vem se mostrando insuficiente para a proteção da vida selvagem.
O programa de redução de atropelamento da fauna do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deixa claro que as cercas são instaladas com o objetivo de impedir o acesso de pessoas à área, proteger a mata ciliar e direcionar os animais para a passagem.
Para a condução de animais, deverá ser implantada uma estrutura com a extensão de 20 metros para cada lado, com as dimensões recomendadas de 2 metros de altura e utilização de tela de alambrado de 2 polegadas.