Quinta-feira, 23 de Maio de 2024



Cotidiano Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2008, 15:05 - A | A

Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2008, 15h:05 - A | A

Municípios são selecionados para receberem unidades do CRAS

Da Redação (JG)

Uma terceira expansão do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) está prevista para este ano. De acordo com o governo, esta expansão compreende a implantação de mais CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) – 115 em 48 municípios pré-selecionados.

Para receber o Centro, o município deve manifestar, oficialmente, interesse no co-financiamento da União a partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 12 do mesmo mês.

Além desta primeira etapa, que consiste em aceitar a partilha de recursos e os compromissos com a implantação do serviço, chamada “aceite”, as administrações municipais também terão que demonstrar capacidade e condições de implantação do Paif/CRAS, preenchendo a ficha de monitoramento da implantação dos Centros.

O CRAS prevê, segundo o MDS, ações e serviços que busquem a inclusão social de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. O governo federal entra com investimento de R$ 990 mil/mês e os municípios com a contrapartida.

Incentivo
A CNM (Confederação Nacional de Municípios), por meio da Área Técnica Desenvolvimento Social, recomenda que os municípios selecionados para a implantação dos novos CRAS, se possível, manifestem-se ou aceitem o co-financiamento da União. A medida pode minimizar seus problemas sociais e maximizar a Assistência Social a pessoas com vulnerabilidade social. (Com informações do MDS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS