Leca / Governo de MS

A governadora em exercício, Rose Modesto, decretou situação de emergência para Amambai e Japorã nesta quinta-feira
Foi decretado situação de emergência em partes das áreas urbana e rural dos Municípios de Amambai e Japorã, pela governadora em exercício, Rose Modesto. O decreto por conta das chuvas intensas foi publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul desta quinta-feira (25).
Já são 10 municípios em situação de emergência estadual. Além de Amambai e Japorã, foram homologadas situação de emergência em Porto Murtinho, Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi.
A intensa precipitação pluviométrica registrada em dezembro de 2017 causou diversos danos públicos e privados, em sua grande maioria na área rural. De acordo com a publicação, os prejuízos ultrapassaram a capacidade de resposta dos municípios afetados.
O decreto vale pelo prazo de 180 dias. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a se mobilizar para atuar, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), nas ações de resposta ao desastre e reconstrução.
Em caso de risco iminente, autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil podem entrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.