Após cerca de dois meses de estiagem, a chuva voltou a cair na Serra do Amolar, no Pantanal, neste domingo (13). O registro foi feito pelo coronel Ângelo Rabelo, fundador do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que comemorou a mudança no tempo.
A precipitação ocorre em um período marcado pela baixa umidade, vegetação seca e aumento do risco de incêndios florestais. Segundo Rabelo, a chegada da chuva representa um alívio para a região e pode reduzir temporariamente a possibilidade de novos focos de fogo.
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele mostrou a chuva e destacou que a precipitação contrariou previsões de tempo seco e temperaturas elevadas. “A chegada não prevista da água nos assegura renovação e vida. Somos movidos pela necessidade das correntezas e seus impulsos de renovação”, afirmou.
Apesar do alívio, Rabelo ressaltou que a chuva não encerra o período de preocupação. Segundo ele, equipes e estruturas de combate precisam continuar preparadas para possíveis incêndios ao longo dos próximos meses.
Durante a estação seca, o Pantanal fica mais vulnerável ao fogo por causa da redução das chuvas e do ressecamento da vegetação. Por isso, episódios de precipitação ajudam a reduzir o risco imediato, mas não afastam completamente a possibilidade de queimadas.
“As águas despertam um sorriso de esperança e de que ainda acreditamos em dias melhores”, completou Rabelo. A chuva foi recebida como sinal de renovação em uma das áreas ambientalmente mais sensíveis do Pantanal.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

