A Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas, que reúne oito municípios do leste de Mato Grosso do Sul, tornou-se a primeira do Estado a obter certificação no Cadastur — o cadastro oficial do Ministério do Turismo que reconhece pessoas e entidades que atuam de forma regular no setor. O registro representa um passo importante na consolidação da governança turística regional e na formalização das instâncias que integram o Programa de Regionalização do Turismo.
O reconhecimento foi concedido à Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região do Vale das Águas, entidade responsável pela gestão da IGR. Para o Ministério do Turismo, a certificação reforça a importância da legalidade e da transparência na condução de políticas públicas voltadas ao turismo.
Segundo a coordenadora regional do Cadastur e gestora da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Dinair Rezende, o feito representa um marco para o Estado. “É um avanço importante, que demonstra o comprometimento da região com a regularização e o fortalecimento da governança. O Vale das Águas abre caminho para que outras IGRs sigam o mesmo exemplo”, afirmou.
O Cadastur é previsto na Lei nº 11.771/2008 (Lei do Turismo) e oferece, além de reconhecimento institucional, benefícios como acesso a linhas de crédito, programas de capacitação e maior visibilidade em ações do Ministério do Turismo.
Para o diretor executivo da Agência Vale das Águas, o biólogo José Lucas Romero Benito, a certificação é resultado de um trabalho coletivo. “Mais do que um documento, ela simboliza o amadurecimento da nossa gestão e o esforço conjunto dos municípios em pensar o turismo de forma integrada e sustentável”, destacou.
A IGR Vale das Águas é formada pelos municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. A região aposta no ecoturismo, no turismo de aventura e no aviturismo como eixos de desenvolvimento, com destaque para a Rota dos Pioneiros — a maior trilha aquática do Brasil — e a Rota de Aviturismo, que percorre áreas de Mata Atlântica do Estado.
Com o novo reconhecimento, o Vale das Águas reforça seu papel no fortalecimento do turismo regional e consolida a presença de Mato Grosso do Sul como referência nacional em governança turística.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.