Campo Grande Segunda-feira, 24 de Junho de 2024




Meio Ambiente Sábado, 18 de Maio de 2024, 08:10 - A | A

Sábado, 18 de Maio de 2024, 08h:10 - A | A

Dia Mundial do Meio Ambiente

Seminário do Mato Grosso do Sul com EUA vai debater proteção do Pantanal

Evento será realizado no auditório da UEMS, em Campo Grande.

Juliana Rezende
Capital News

Bruno Rezende/Portal MS

Seminário do governo de MS com consulado americano vai debater proteção do Pantanal

Na topo da árvore, a ave símbolo do Pantanal, o tuiuiú, parece contemplar a natureza pantaneira diretamente do seu ninho

Com a aproximação no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, as condições de preservação dos biomas e impactos das ações do homem na natureza ganham evidência. Considerando o momento, o governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, vai promover no próprio dia 5, o 2º Seminário presencial Brasil & Estados Unidos: resiliência da população frente aos incêndios florestais.

O encontro será em Campo Grande, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), das 8h às 18h. com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio do Comitê do Fogo. Apoiam a iniciativa o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) que, por meio dos programas internacionais, trabalha aliado ao governo brasileiro há mais de 30 anos.

Entre os painéis previstos está o de "Estratégias adotadas de comunicação do Serviço Florestal dos Estados Unidos com a população em geral e população diretamente afetada pelos incêndios florestais, com apresentação de cases de sucesso nos Estados Unidos da América e no Brasil" e "Coordenação e interação multiagências em incidentes de grande porte por incêndios florestais na fase da resposta: considerações sobre o emprego do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) nos Estados Unidos".

Além de profissionais palestrantes do Estado de Mato Grosso do Sul, o seminário também terá a participação de Brenda Bowen, especialista em Recursos e oficial de informação pública, da equipe de manejo de florestas, pastagens e ecologia vegetal do Serviço Florestal dos Estados Unidos. Brenda iniciou sua carreira no Serviço Florestal dos EUA, em 1999, na Floresta Nacional Black Hills, no estado da Dakota do Sul. Nesta função, ela trabalhou como membro de uma equipe de combate ao fogo, bem como técnica de chamadas de emergências médicas.

A especialista ajudou a ministrar cursos S-203 virtuais e presencias no Brasil, sendo que em outubro de 2022, foi uma das instrutoras de um curso presencial no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O evento em MS tem foco nas metas da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo acelerar o progresso na restauração de terras degradadas, combater a desertificação e desenvolver a resiliência das comunidades e das pessoas. Em março de 2019, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução que declarou os anos de 2021-2030 a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS