Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 30 de Abril de 2025


Meio Ambiente Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024, 14:11 - A | A

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024, 14h:11 - A | A

cachorro-vinagre

Quatro animais de espécie rara foram flagrados em Mato Grosso do Sul

Espécie está em risco de extinção no bioma Cerrado

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Suzano

Quatro animais de espécie rara foram flagrados em Mato Grosso do Sul

Cachorro-vinagre

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade da Suzano, flagrou um grupo da espécie cachorro-vinagre na área florestal da empresa no Mato Grosso do Sul. O raro momento de pelo menos quatro animais da espécie foi registrado por câmeras trap.

O registro foi realizado no fim de 2023, mas a confirmação da espécie foi no início deste ano, sendo celebrada pela empresa. Além da baixa abundância, esses animais são nômades, possuem hábito semifossorial (acostumado a cavar e viver debaixo do solo), usando tocas como refúgio, e precisam de grandes áreas conservadas e contínuas ou conectadas, compondo no mínimo 10 mil hectares com vegetação nativa.

“O cachorro-vinagre é parente dos conhecidos lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e cachorro-do-mato (Cerdocyon thous). Porém, diferente deles, é muito raro ser encontrado. Como os cachorros-vinagre se locomovem por grandes áreas e se escondem em tocas, é quase como procurar uma agulha em um palheiro. Por isso, esse registro, de um grupo de pelo menos quatro indivíduos, é tão importante”, destaca o coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano em Mato Grosso do Sul, Renato Cipriano Rocha.

A espécie vive em grupos familiares de seis a 12 indivíduos. O cachorro-vinagre se alimenta de animais de pequeno e médio porte e é classificado como "em risco de extinção" no bioma Cerrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio-MMA). A Suzano não divulgou a área em que os animais foram registrados para preservar a segurança dos mesmos.

“A conservação da biodiversidade faz parte de um dos compromissos públicos da Suzano, assumidos em 2021. A companhia acredita que é possível seguir produzindo e respeitando o meio ambiente, e registros como este nos mostram que estamos no caminho certo. Entre os compromissos da companhia, está o da implantação de corredores ecológicos que conectem esses remanescentes naturais de florestas e savanas para garantir a circulação da vida silvestres e, consequentemente, a conservação de espécies ameaçadas como a do cachorro-vinagre”, completa Rocha.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS