Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 18 de Julho de 2024


Meio Ambiente Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 10:18 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 10h:18 - A | A

Tranformação

Lodo das Estações de Tratamento de Esgoto serão transformados em fertilizantes orgânico

Iniciativa prevê a doação do fertilizante para um programa social do governo do Estado

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Ambiental MS Pantanal

Lodo das Estações de Tratamento de Esgoto serão transformados em fertilizantes orgânico

Lodo após a secagem

Visando promover a economia circular em Mato Grosso do Sul e também dar um destino sustentável nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), a Ambiental MS Pantanal se uniu a Orgânics na elaboração de um adubo orgânico, o "Organics Fertbio-MS".

A alternativa sustentável é feita a partir da utilização do lodo proveniente das ETEs operadas pela Ambiental MS Pantanal. Esse composto que antes era descartado nos aterros sanitários, agora servirá de insumo, que ao ser misturado ao esterco bovino e passar por um processo de compostagem, se transforma em fertilizante orgânico.

Nesta sexta-feira (14) haverá uma solenidade para formalizar a Parceria Pública Privada (PPP) com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER). A iniciativa prevê a doação de 20% do fertilizante para um programa social do governo do Estado que vai atender a agricultura familiar, quilombolas e a população indígena.

Divulgação/Ambiental MS Pantanal

Lodo das Estações de Tratamento de Esgoto serão transformados em fertilizantes orgânico

Ambiental MS Pantanal

Segundo o diretor-presidente da MS Pantanal, Paulo Antunes, o percentual de 20% poderá representar cerca de 400 toneladas por período de produção. O número é calculado com base no avanço da universalização do saneamento no Estado e na evolução do processo de produção do fertilizante.

A iniciativa, faz de Mato Grosso do Sul, ser o primeiro Estado que utiliza integralmente o lodo das ETEs de sua concessionária Estadual de água e esgoto de forma totalmente sustentável e circular. “O projeto visa utilizar 100% do lodo das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da MS Pantanal, transformando-o em fertilizante”, destaca Paulo Antunes.

O diretor-executivo da Organics Biofertilizantes Osvaldo Miaki fala sobre a união de esforços entre a MS Pantanal & Organics. “Trata-se de um compromisso com a sustentabilidade e a economia circular, utilizando o lodo das Estações de Tratamento de Esgoto de forma ambientalmente responsável”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS