Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul, registrou 39,3 °C na última terça-feira (2), ocupando o terceiro lugar entre as cidades mais quentes do Brasil. O município só ficou atrás de São José do Rio Claro (MT), com 39,5 °C, e Rosário Oeste (MT), que teve 39,4 °C.
Além do calor intenso, a cidade também se destacou por registrar uma das menores umidades relativas do ar do país, com apenas 15%, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. O índice é o mesmo de Goiás, que liderou a lista nacional. A Organização Mundial da Saúde recomenda que a umidade ideal fique entre 50% e 60%.
A baixa umidade também afetou outras cidades do Centro-Oeste, como Campo Grande, onde os níveis chegaram a 19%. Já Paranã (TO) e São José do Rio Claro (MT) registraram 16%. A falta de umidade, combinada ao calor extremo, eleva os riscos à saúde, especialmente para idosos e crianças.
Diante da situação, o Inmet emitiu alerta de "perigo potencial" para toda a região centro-norte de Mato Grosso do Sul. O aviso, que vai até às 20h de quarta-feira (3), prevê que a umidade relativa do ar fique entre 20% e 30% nesse período.
Com esse cenário, os cuidados precisam ser redobrados. Especialistas recomendam ingestão constante de líquidos, evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia e manter ambientes umidificados sempre que possível.
• • • • •
• REDES SOCIAIS •
• REPORTAR NEWS • |