Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 19 de Junho de 2025


Meio Ambiente Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 18:58 - A | A

Sexta-feira, 14 de Julho de 2023, 18h:58 - A | A

Queimadas

Com a estiagem, produtores rurais treinam prevenção aos incêndios no campo

Capacitações gratuitas são oferecidas para prevenir e combater focos de incêndio

Odirley Deotti
Capital News

Fábio Bolzan

Projeto piloto avalia aspectos da queimada controlada na pecuária pantaneira

Estudos com queima controlada no Pantanal

Divulgação/Sistema Famasul

Com a estiagem, produtores rurais treinam prevenção aos incêndios no campo

 

O período de estiagem traz consigo um alerta para o meio rural: o risco de incêndios. Nas regiões do Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul, é comum o surgimento de focos de fogo devido às altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes.

Com o objetivo de reduzir a ocorrência de incêndios e os danos causados pelo seu alastramento, o Senar Mato Grosso do Sul está unindo forças com os produtores rurais e comunidades ribeirinhas, oferecendo capacitação gratuita em prevenção e combate a incêndios.

Medidas simples, como a construção de aceiros e a correta destinação do lixo, além do monitoramento atento por parte das comunidades rurais, são essenciais nesse período. Além disso, o treinamento prévio dos trabalhadores sobre técnicas de combate ao fogo, como abafamento, isolamento e resfriamento, pode ser crucial para controlar os danos ambientais, econômicos e sociais causados por incêndios.

Os cursos oferecem informações sobre legislação, equipamentos de proteção necessários e procedimentos de primeiros socorros, entre outros temas, com uma carga horária total de 16 horas.

Desde julho de 2021 até o momento, mais de 1.200 pessoas já foram capacitadas em todo o Estado, distribuídas por 39 municípios. Os produtores interessados em participar dessas capacitações gratuitas podem buscar informações nos Sindicatos Rurais de seus municípios, que são parceiros do Senar nessa iniciativa.

Divulgação/Sistema Famasul

Com a estiagem, produtores rurais treinam prevenção aos incêndios no campo

Treinamento é gratuito


 • • • • •

 • REDES SOCIAIS •

Perfis
Facebook • @CapitalNews
Twitter • @CapitalNews
Instagram • @CapitalNews
 Google News • Capital News

Threads • @CapitalNews
TikTok • @capitalnews.com.br
Bluesky • @capitalnews.bsky.social
 YouTube • @CapitalNEWScombr
LinkedIn • Capital News
Telegram • @CapitalNews

Canal no WhatsApp
Capital News

• • • • •

Grupos no Facebook
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Concursos em Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Emprego & Oportunidades - Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Esporte MS
• Plantão Policial MS

Canais no Telegram
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Emprego & Oportunidades
• Concursos

• • • • •

REPORTAR NEWS
Whatsapp • 6730424141
Telegram • @ReportarNews

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS