Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 30 de Maio de 2022, 13:36 - A | A

Segunda-feira, 30 de Maio de 2022, 13h:36 - A | A

Saúde

Medicamentos para aliviar os sintomas da dengue são o 2° mais vendidos em 2022

Procura por remédios da categoria apresentou aumento de 30,9% nas farmácias, em comparação com o ano passado

Assessoria
LH

Divulgação/PMTL

Secretaria de Saúde registra 38 casos de suspeita de dengue

Casos são detectados pela analise do sangue do paciente

Ainda se recuperando dos impactos gerados pela pandemia de COVID-19, nos últimos meses o aumento no número de casos de dengue tem preocupado os brasileiros. Segundo dados levantados pelo Farmácias APP, aplicativo de delivery de saúde e beleza, medicamentos que auxiliam no tratamento para amenizar os sintomas da doença ocuparam o 2° lugar na lista dos mais vendidos no 1° trimestre de 2022, representando um aumento de 30,9%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

Com a volta do período de chuvas, bastante intenso no início deste ano, a circulação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti exige medidas de proteção para evitar o contágio e aliviar as dores causadas pela doença. No ranking de medicamentos mais vendidos, os analgésicos não-narcóticos e antipiréticos (classe que contém paracetamol e dipirona, indicados para os sintomas da dengue) ficaram em 2° lugar no primeiro trimestre deste ano, representando 16,8% do top 10 mais vendidos e 3,44% do faturamento das vendas gerais.

 

Ao avaliar os resultados nacionalmente, o mês de janeiro apresentou o maior índice de vendas, com um faturamento de 40,6%, seguido de março, com 32%. Por região, o Sudeste é o local com o maior número de compras da categoria no período analisado, responsável por 46,5% do faturamento desses medicamentos. Logo após, o Nordeste aparece em segundo lugar com 21,5%, seguido do Sul com 17,1%, Centro-Oeste com 9,1% e, por fim, a região Norte com apenas 5,8%.

 

Comumente utilizados para aliviar os sintomas da doença, como febre e dores no corpo, no comparativo com o primeiro trimestre do ano passado, em 2022 houve um aumento de 63,36% e 41,72% nas vendas dos medicamentos Dipirona e Paracetamol, respectivamente. Além disso, a aplicação da Dengvaxia, vacina que combate o vírus, obteve um aumento de 96,41% na aplicação.

 

O mês de maior crescente em número de aplicações foi março, com 53,31% em comparação com janeiro e fevereiro de 2022. Segundo o levantamento, Dipirona EMS, Dipirona Neoquímica, Dipirona Prati-Donaduzzi, Dipirona Medley, Paracetamol Cimed, Paracetamol EMS, Paracetamol Teuto, Paracetamol União Química e Paracetamol Medquímica foram, respectivamente, os medicamentos mais vendidos para o alívio de sintomas da dengue no mês de março deste ano.

 

Neste trimestre, embora produtos como repelentes e inseticidas tenham apresentado queda de faturamento, com 11,8% e 2,4% respectivamente a menos que em 2021, a porcentagem de vendas da categoria foi de 36,8% em janeiro, enquanto março foi responsável por 32,2% das vendas. Dessa forma, é possível notar o comportamento do brasileiro em relação aos cuidados e a demanda por soluções de prevenção contra a doença.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS