Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022, 17:13 - A | A

Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022, 17h:13 - A | A

Levantamento

Mato Grosso do Sul está entre as melhores gestões do País

Tesouro Nacional classificou o Estado com a nota “B”, conceito que atesta o equilíbrio financeiro

Elaine Silva
Capital News

Mato Grosso do Sul está pontuado entre as melhores gestões, com plena capacidade de endividamento e investimentos. Conforme o levantamento divulgado em novembro de 2021, o Tesouro Nacional classificou MS com a nota “B”, conceito que atesta o equilíbrio financeiro e capacidade do Estado em pagar as contas. 

Chico Ribeiro/Portal MS

Reinaldo Azambuja

Governado Reinaldo Azambuja

 

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a estabilidade foi conquistada graças às medidas de ajuste adotadas a partir de 2015, quando o Estado estava avaliado com a letra “D”, situação comparada a uma empresa em regime falimentar. Em 2016 o conceito passou para a letra “C”, posição ainda crítica, e no ano passado o Estado alcançou o “sinal” verde na classificação de crédito, ou seja, tem o aval da União para a realização de empréstimos. A margem de antecipação de receita chega a R$ 1,3 bilhão, mas o Estado não vai contratar empréstimos, segundo o governador, justificando que “não há necessidade de endividamento nesse momento em que desfrutamos do equilíbrio”.

 

Segundo as informações do Governo do Estado, no período de sete anos o comprometimento da receita do Estado caiu de 96,47%e para 46,3%. Para 2022 é avançar no conceito “A” e permitir que o Estado se mantenha no topo do ranking de investimentos públicos e privados, conforme o Reinaldo. 

 

O indicador “CAPAG’ foi criado pelo Tesouro Nacional para avaliar as condições financeiras de estados e municípios, verificar se há equilíbrio nos parâmetros de receitas e despesas. As notas “A” e “B” permitem a contratação de empréstimos a juros baixos e com garantias da União. Já as notas “C” e “D” indicam “alto risco” e tornam estados e municípios inelegíveis para operações de crédito. 

Secretaria do Tesouro Nacional

Mato Grosso do Sul está entre as melhores gestões do País

Mapa Capag estados

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS