O Deputado Estadual Marquinhos Trad (PMDB), em entrevista esta manhã para o programa Tribuna Livre, divulgou o sistema on-line de consulta para o consumidor ter acesso ao valor no qual tem direito, referente á cobrança indevida feita pela Enersul. Através do site www.contacerta.net , o consumidor poderá verificar o verdadeiro valor, o qual tem direito a receber da concessionária. A Enersul cobrou indevidamente, no período 2004 até dezembro de 2007, serviços na fatura dos consumidores, acumulando em seus cofres um valor de R$ 152 milhões de reais. A iniciativa de criar o site aconteceu após a constatação por parte do deputado, do baixo índice de procura pelo ressacimento, por parte dos consumidores. "Vopi verificada uma dificuldade em se fazer o cálculo real dos valores para que o consumidor pudesse ter acesso a esse ressarcimento. O juizado especial, por causa dessa dificuldade, repassava os casos para a Justiça Estadual.
Além da página na internet, o deputado também disponibiliza uma central de atendimento, para os consumidores que não possuem acesso à internet. Através do número 3320-1580, o consumidor será informado gratuitamente, sobre todos os dados e valores sobre o processo de ressarcimento que tem por direito receber da Enersul.
Trad ainda informou que durante a análise do processo de devolução de valores pela concessionária, foram constatados casos em que a empresa esteve ressarcindo os clientes com valores reduzidos em 30% a 40%."Essa falta de conhecimento do consumidor acaba fazendo com que a empresa se aproveite da situação. A Enersul ressarcirá o cliente durante 36 meses do jeito que ela quiser. Isso não pode acontecer." critíca o deputado.
O deputado informa que, caso o consumidor verifique valores diferentes do que foi determinado judicialmente na devolução feita pela Enersul, ele deve procurar um advogado para que possa ter os seus direitos garantidos.
O deputado não poupou críticas às alegações da Enersul referentes à cobrança incorreta feita pela empresa.De acordo com o deputado a empresa alega que a verdadeira culpa da cobrança indevida, foi um empresa contratada para fazer a avaliação da empresa, que elevou a tarifa "indevidamente" os valores na fatura do consumidor. Segundo Trad, a empresa contratada informou que todas as informações foram repassadas pela própria Enersul, que não teria se manifestado, mesmo sabendo do erro de cobrança.
O deputado Marquinhos Trad, foi o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a Enersul e trouxe à tona as cobranças indevidas pela concessionária, após o reajuste de 3,5% na fatura dos consumidores em abril de 2007.