Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 17 de Julho de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020, 13:41 - A | A

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020, 13h:41 - A | A

Atualização

Mais de 60 municípios de MS estão com alto risco da covid

Taxa de contágio está muito alta e o sistema de saúde está operando no limite da sua capacidade

Elaine Silva
Capital News

 

Saul Schramm/Portal MS

covid-19- pandemia- coronavírus

Casos são divulgados diariamente

No mapa atualizado nesta quarta-feira (30), constam que Campo Grande outras 60 cidades de Mato Grosso do Sul estão com alto grau de risco devido ao Coviud-19.  Na bandeira vermelha (risco alto) estão 61 cidades incluindo a Capital, 13 em laranja (risco médio), um município em amarelo (risco tolerável) e nenhum na cor verde (risco baixo). Já Dourados, Coxim, Coronel Sapucaia e Nioaque aparecem na coloração cinza (faixa de risco extremo). Governo do Estado encaminhou aos municípios as novas recomendações para o período de 27/12 a 09/01 e a atualização do grau de risco nos 79 municípios do Estado, com base nos dados da 52ª semana epidemiológica do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir). 

Edemir Rodrigues/SES

Mais de 60 municípios de MS estão com alto risco da covid

Secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone

 

 

"Nosso objetivo continua sendo salvar a vida das pessoas e estamos adotando medidas para conter ao máximo a evolução desta doença. Gestores municipais devem manter as restrições de acordo com sua classificação de risco, que são embasadas em critérios técnicos. É necessário que a população também faça sua parte, evite aglomerações e observe os protocolos de biossegurança. Nesse momento tão difícil, enquanto aguardamos a vacina, é muito importante o esforço de todos para diminuir a circulação viral", esclareceu a secretária adjunta de Saúde, Christine Maymone. 

 

Além dos relatórios situacionais de cada região e as recomendações para reduzir o impacto da doença, o Governo do Estado tem buscado medidas mais restritivas para diminuir o número de óbitos que aumentou consideravelmente neste mês de dezembro, de acordo com a assessoria. Com esse objetivo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decidiu prorrogar por mais 15 dias o toque de recolher, das 22h às 05h, conforme Decreto nº 15.574, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28).

 

Em um comparativo com a última divulgação do Programa divulgada na 50ª semana, 51 municípios permaneceram na mesma classificação de risco, apenas 11 cidades progrediram e 17 regrediram no grau de risco. Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.

Divulgação/SES

Mais de 60 municípios de MS estão com alto risco da covid

Mapa divulgado nesta quarta

 

Atualização desta quarta-feira

Mato Grosso do Sul também registra, 1.581 exames deram positivos em apenas 24 horas, somando 132.431 casos confirmados desde o início da pandemia. De acordo com a SES, 115.155 pessoas estão recuperadas da doença até o momento.

 

Do total de infectados 115.155 estão recuperados, 14.313 estão em isolamento domiciliar. Além disso, 663 estão hospitalizadas, sendo 350 em leitos clínicos e 313 em estado mais grave, internadas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dos pacientes dos leitos clínicos, 225 estão no SUS e 125 na rede privada. Já na UTI, 219 estão na rede pública e 94 na rede privada.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS