Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 11 de Julho de 2022, 11:52 - A | A

Segunda-feira, 11 de Julho de 2022, 11h:52 - A | A

Saúde

Hospital de Campo Grande é autorizado a realizar transplante de medula óssea

Procedimento não era realizado no Estado

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Cassems

Hospital de Campo Grande é autorizado a realizar transplante de medula óssea

Hospital da Cassems

 

O hospital da Cassems em Campo Grande recebeu do Ministério da Saúde a autorização para realizar transplante de medula óssea. O hospital estruturou a nova modalidade de transplante, o que inclui o funcionamento de um banco de sangue na unidade, que suprirá a necessidade de componentes sanguíneos de toda a rede. 

 

Até então esse tipo de transplante não era oferecido em Mato Grosso do Sul.

 

Além do banco de sangue, a unidade adequou o laboratório de análises clínicas e outras alas para a complexidade do novo serviço. A equipe médica do hospital já trabalha também na estruturação da equipe, para uma atenção multidisciplinar e humanizada aos pacientes.

 

Conforme explica a hematologista e responsável pelo processo de estruturação do serviço, Soraia Romanini, o transplante de medula óssea é um procedimento de suma importância para o tratamento de muitas doenças.

 

“Iremos realizar o transplante autólogo, em que o paciente doa para ele mesmo. Com isso, teremos o controle e até mesmo a cura de algumas doenças que já não podem mais ser tratadas com quimioterapia. Então, o procedimento traz esperança para o pacientes com linfomas, por exemplo. Hoje, no estado, um indivíduo que precisa ser transplantado deve deslocar para uma outra cidade,  e agora temos essa possibilidade de realizar em um local mais próximo”, destacou. 

 

Segundo o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o novo projeto representa uma importante contribuição para a estrutura de saúde de Mato Grosso do Sul. “Diante de tantos desafios na saúde, buscamos sempre avançar. O nosso hospital reafirma, com a implantação do transplante de medula óssea, a sua vocação como referência no atendimento hospitalar de alta complexidade”, finalizou.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS