O governo do Estado, em parceria com a Assomasul, Fiems, Sebrae e o Ministério da Integração, promove nos dias 11 e 12 deste mês, o primeiro seminário “Inclusão Digital e Desenvolvimento – Programa Cidades Digitais”. O objetivo é discutir a importância da inclusão digital, bem como a necessidade de universalização no acesso e capacitação no uso intensivo das novas tecnologias de informação, em especial no que se refere à internet em banda larga.
O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems),em Campo Grande, às 8h30, nesta quarta-feira (11). Está sendo realizado pelo Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste (SCO/MI), e o governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente, das Cidades, da Ciência e Tecnologia (Semac), em parceria com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Fiems e Sebrae, como parte do processo de criação e implantação da Rede Estadual de Inclusão Digital do Estado de Mato Grosso do Sul (REID/MS).
A abertura do Seminário contará com a presença do vice-governador, Murilo Zauith; o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho; o secretário da SCO, José Antônio Totó Parente, o secretário da Semac/MS, Carlos Alberto Menezes e várias outras autoridades estaduais e municipais.
De acordo com as informações do Ministério da Integração Nacional, o seminário discutirá sobre a importância da inclusão digital, sobre a necessidade de universalização no acesso a capacitação no uso intensivo das novas tecnologias de informação, em especial no que se refere à internet em banda larga, como instrumentos de desenvolvimento econômico através do setor privado, aumento de eficiência do setor público, bem como, para a maior inserção social e econômica da população de Mato Grosso do Sul.
A partir da constatação de que setores públicos e privados não são capazes de, isoladamente, resolverem os problemas da exclusão ou da sub-utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, será apresentado o modelo de cooperação multisetorial proposto pela REID/MS e o conceito de Cidades Digitais.
Temática
Ainda, segundo o Ministério da Integração, a internet em banda larga de qualidade e suas aplicações e importância nas áreas de educação, negócios, saúde (telemedicina), justiça e cidadania, na prestação de serviços públicos via web (E-Governo), bem como as questões relacionadas à regulamentação do setor serão alguns dos tópicos abordados no seminário.
Representantes da Presidência da República e de vários ministérios apresentarão informações sobre os programas federais e fontes de recursos disponíveis para a implantação de projetos de cidades digitais e a criação de telecentros.
Também serão apresentados casos de sucesso, inclusive sobre os Centros de Recuperação de Computadores, e destacados os cuidados necessários para que não se repitam fracassos nas ações de implantação e manutenção de projetos de inclusão digital.
Mais informações sobre o assunto com a Superintendência Estadual das Cidades da Semac/MS, nos fones: 3318-7161 ou 3318-7170 (com Janaina e Elisangela) Ou ainda no site www.semac.ms.gov.br (com informações da assessoria)