Sexta-feira, 24 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2008, 07:06 - A | A

Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2008, 07h:06 - A | A

Governador participa hoje de reunião plenária do Mercosul, na Bahia

Da Redação (JG)

O governador André Puccinelli participa, hoje (15) na Costa do Sauípe (BA), da reunião plenária do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR). O evento acontece no marco das três Cúpulas de Chefes de Estado que se realizarão na Costa do Sauípe: Cúpula do Mercosul, Cúpula da União dos Países da América do Sul (Unasul) e Cúpula América Latina e Caribe (Calc). No total, 34 Presidentes e Chefes de Estado estarão reunidos, um marco histórico no processo de integração latino-americano.

O FCCR é um espaço de articulação subnacional no âmbito do Mercosul e desenvolve atividades que identificam oportunidades de projetos, negócios e cooperação visando à promoção da integração regional sul-americana. Este mês, termina a Presidência Pro Tempore Brasileira do Mercosul e também o período em que o FCCR foi coordenador pela Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República.

Durante este semestre, as ações propostas pelo Plano de Trabalho, aprovado na última cúpula do Mercosul, foram executadas e implementadas pela Presidência Pro Tempore brasileira do FCCR, como por exemplo, discutir as iniciativas nacionais e regionais de apoio à integração das cadeias produtivas; apoiar as missões de intercâmbio produtivo dos governadores e prefeitos; estabelecer critérios e diretrizes do FCCR sobre o Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), a serem propostos ao Grupo Mercado Comum do Mercosul; realizar as Rodadas de Integração Produtiva dos Governadores e Prefeitos do FCCR/Mercosul, Eixo Norte (Manaus), Eixo sul (Foz do Iguaçu), com o objetivo de construir iniciativas concretas de cooperação entre os governos regionais do Foro, como a criação do Selo Mercosul de Turismo, o calendário de Encontros de Comércio Exterior (Encomex), entre outros.

De acordo com a Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, durante a Reunião Plenária do FCCR serão validadas as iniciativas construídas ao longo do semestre. Também será aprovada a agenda de trabalho do FCCR para próximo período, bem como aprovaremos resoluções de interesse dos governos regionais e locais do FCCR para encaminhamento ao Grupo Mercado Comum (GMC).

Na reunião, a Presidência Pro Tempore Brasileira irá apresentar um balanço e está prevista a exposição da proposta de agenda Presidência Pro Tempore Paraguaia, que vai de janeiro a julho de 2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS