Campo Grande Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Cotidiano Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 07:22 - A | A

Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 07h:22 - A | A

Governador entrega geladeiras para moradores do Santa Mônica

Da Redação (JG)

O governador André Puccinelli entregou ontem geladeiras novas para 200 famílias do bairro Santa Mônica, em Campo Grande. Durante o evento, foram entregues os termos de 100 geladeiras novas. A ação cumpre a determinação da lei, que exige que 0,5% do faturamento das concessionárias de energia seja empregado em programas de eficiência energética.

“A modernidade exige a troca de equipamentos antigos pelos modernos. Com isso, vocês terão mais economia e comodidade. Nós queremos atender cada vez mais pessoas, e devagar vamos ampliando a atuação desse programa”, antecipou o governador André Puccinelli.

Em 2006 e 2007, o programa de eficiência energética entregou 1.190 geladeiras, atendendo aproximadamente 3.500 famílias. Além das geladeiras, o programa substitui as instalações elétricas da residência e as lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

“Com a geladeira velha, é como se uma lâmpada consumisse 250 watts [medida de energia]. O equipamento novo e moderno baixa o consumo para 40 watts. Esse projeto é possível graças a parceria com o governo do Estado, que percebe as necessidades e orienta a distribuição”, afirma Sidney Simonaggio, vice-presidente da Enersul.

Neste ano, o governador entregou 300 geladeiras novas para famílias do bairro Zé Pereira. Ao todo, serão beneficiados 15 bairros na Capital, além de Corumbá e Anastácio. Para ser beneficiada com a geladeira, a residência precisa consumir entre 80 e 220 kilowatts/hora por mês, sendo por isso considerada de baixa renda.

Geracina Maria dos Santos mora com filhos e netos, sendo ao todo seis pessoas na residência. As contas de energia já chegaram a R$ 200. “Na verdade, minha geladeira hoje só ocupa espaço, nem gelar direito ela consegue mais”, conta Geracina. A nova geladeira chegou em boa hora. “Não podia ter presente de Natal melhor para mim e minha família”, disse a contemplada.

A solenidade teve a presença do deputado estadual Paulo Corrêa; vice-presidente da Enersul, Sidney Simonaggio; prefeito de Corguinho, Dalton de Souza Lima, e de lideranças comunitárias dos bairros Santa Mônica e Vila Popular.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS