Heitor Freire reassumiu a presidência da Santa Casa de Campo Grande nesta terça-feira (22), em meio a uma sequência de mudanças na direção do hospital. O novo presidente afirmou que, antes de anunciar medidas, pretende analisar a situação administrativa e financeira da instituição.
"Inicialmente, tomar pé da situação. Depois vamos ver. O importante é manter o ritmo de atendimento à população, que nunca deixou de ser prioridade", afirmou Freire ao jornal A Crítica.
O retorno ocorre após a prisão de Alir Terra Lima, no dia 11 de setembro, durante a Operação Antidotum, conduzida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). A investigação apura suspeitas relacionadas a contratos da Santa Casa e da operadora Santa Casa Saúde. Seis prisões preventivas foram determinadas no âmbito da operação.
Freire já havia comandado a instituição em 2020, quando assumiu a presidência durante a pandemia após a renúncia do então presidente. Agora, ele volta ao cargo após novas mudanças na direção. "Agora, em uma situação mais difícil ainda, diante dos acontecimentos que a Santa Casa enfrenta com uma sucessão de renúncias, a presidência mais uma vez se apresenta como uma necessidade imperativa. Decidi assumir essa responsabilidade", declarou.
Além de reorganizar a administração, a nova direção terá de lidar com as dificuldades financeiras do hospital. O passivo é estimado em cerca de R$ 600 milhões, enquanto o Governo de Mato Grosso do Sul prevê repassar aproximadamente R$ 190 milhões à instituição neste ano. O governador Eduardo Riedel afirmou que novos recursos deverão estar vinculados ao cumprimento de metas e defendeu uma gestão com maior eficiência e transparência.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.



![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)