Na segunda-feira, dia 06/10/2008, os 69 servidores da Superintendência do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) no Estado de Mato Grosso do Sul cruzam os braços, por tempo indeterminado, seguindo a mobilização nacional.
Entre os principais motivos da paralisação estão:
• Quebra de acordo: Os servidores alegam que estiveram em negociação desde o ano de 2006 com o governo e por várias vezes não tiveram atendidas suas reivindicações, sendo obrigados a fechar um acordo a toque de caixa devido ao período eleitoral e mesmo assim o Governo quebrou o acordo.
• Valorização dos servidores: Com o argumento da data-limite de 30/06/2008, o Governo empurrou um péssimo acordo aos servidores e, depois da data-limite negociou com outros órgãos com atribuições semelhantes ao DNIT, acordos que retribuirão vantagens pecuniárias significativas para os servidores e valorização das atribuições destes. O mesmo não ocorreu com o DNIT.
• Eficiência: Os servidores também reivindicam um melhor planejamento e reestruturação do órgão, a realização de concurso público, a eliminação do pessoal terceirizado (contratados sem concurso) e a implementação da progressão funcional e da gratificação de qualificação dos servidores concursados em 2006.
Os servidores querem que o Governo valorize o DNIT, órgão de extrema importância estratégica no transporte do País, tendo em vista este ser o responsável pela interligação dos modais rodoviário, aquaviário e ferroviário. (Assessoria)