O CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems articulou nesta segunda-feira (08/06), no Edifício Casa da Indústria, reunião de negócios entre os empresários da Feira Central de Campo Grande, a “Feirona”, e a comitiva do Chile que está na Capital para realização do Seminário Internacional Oportunidades de Exportação no Contexto Logístico do Chile.
Segundo o coordenador do CIN da Fiems, Fábio Fonseca, o encontro teve o intuito de fomentar os negócios entre as partes. “O nosso papel é também o de proporcionar esses encontros e levar esclarecimentos tanto para as empresas que querem exportar produtos para o Chile, quanto para quem quer importar. Isso solidifica as relações e otimiza o processo”, explicou Fábio Fonseca.
A falta de informações sobre o processo de importação de produtos chilenos dificulta o dia-a-dia dos empresários da Feira Central. “Hoje muitos buscam os produtos no Paraguai, por não conhecerem o processo de importação e a proposta dessa reunião é de começar a esclarecer essas dúvidas dos empresários”, disse o subgerente de Capacitação e Qualificação da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Iquique, Oscar Tapia.
Conforme a presidente da Associação dos Empresários da Feira Central, Alvira Soares de Melo, atualmente o local conta com 190 empresários, interessados em importar os produtos chilenos. Para a gerente de Acesso ao Mercado do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul), Eliane Arruda do Nascimento, esse foi o primeiro encontro para esclarecimento do processo de importação.
“Existe interesse do grupo em buscar os produtos diretor no mercado chileno, por isso a necessidade de nos reunirmos”, declarou Eliane do Nascimento. Já a gerente de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae/MS, Lissandra Baron, acrescentou que todos estarão presentes no Seminário, na tarde desta segunda-feira para conhecerem a logística do processo.