As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 começam na próxima segunda-feira (25) e seguem até o dia 5 de junho, segundo edital publicado pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (22), no Diário Oficial da União.
A taxa de inscrição será de R$ 85 e poderá ser paga até o dia 10 de junho. O cadastro deve ser feito pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, utilizando login da conta Gov.br.
Durante a inscrição, o candidato precisa informar dados pessoais como CPF e CEP, além de escolher a língua estrangeira da prova entre inglês ou espanhol.
O edital reforça que a isenção da taxa não garante participação automática. Mesmo os estudantes beneficiados precisam confirmar a inscrição dentro do prazo, até 5 de junho.
Já alunos do último ano do ensino médio da rede pública terão inscrição automática, mas também deverão confirmar participação e indicar eventuais necessidades de acessibilidade.
As provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro, em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os candidatos farão redação e questões de linguagens e ciências humanas; no segundo, matemática e ciências da natureza.
Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com início das provas às 13h30. O exame segue como principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo usado em programas como Sisu, Prouni e Fies.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

