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Educação Domingo, 16 de Novembro de 2025, 11:08 - A | A

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Mato Grosso do Sul

Adolescentes de Mato Grosso do Sul pedem mais diálogo, acolhimento e protagonismo nas escolas

Pesquisa do MEC ouviu 44 mil estudantes e revela que jovens querem apoio emocional e mais participação nas decisões escolares

Elaine Oliveira
Capital News

Uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC) ouviu cerca de 44 mil estudantes do 6º ao 9º ano em Mato Grosso do Sul e revelou que os adolescentes desejam escolas mais acolhedoras, com diálogo, escuta ativa e apoio emocional. O levantamento “Semana da Escuta das Adolescências” aponta que 30% dos alunos pedem mais segurança e estrutura, enquanto outros 30% defendem ações voltadas à saúde mental e ao combate ao bullying e racismo.

A pesquisa ganhou destaque no Estado após a morte de dois estudantes de Campo Grande em um intervalo de dois meses, o que levou o IFMS a criar um protocolo de acolhimento psicológico.

Os jovens também pedem mais protagonismo: muitos demonstram interesse em participar de grêmios e projetos, mas poucos sentem que suas opiniões são ouvidas. Além disso, o estudo mostra que o interesse por educação emocional, cidadania e temas práticos, como finanças e tecnologia, cresce conforme a idade.

Para o MEC, os resultados reforçam a urgência de repensar os espaços escolares e fortalecer o bem-estar dos alunos, garantindo que a escola seja um ambiente de aprendizado, escuta e convivência saudável.

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