Uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC) ouviu cerca de 44 mil estudantes do 6º ao 9º ano em Mato Grosso do Sul e revelou que os adolescentes desejam escolas mais acolhedoras, com diálogo, escuta ativa e apoio emocional. O levantamento “Semana da Escuta das Adolescências” aponta que 30% dos alunos pedem mais segurança e estrutura, enquanto outros 30% defendem ações voltadas à saúde mental e ao combate ao bullying e racismo.
A pesquisa ganhou destaque no Estado após a morte de dois estudantes de Campo Grande em um intervalo de dois meses, o que levou o IFMS a criar um protocolo de acolhimento psicológico.
Os jovens também pedem mais protagonismo: muitos demonstram interesse em participar de grêmios e projetos, mas poucos sentem que suas opiniões são ouvidas. Além disso, o estudo mostra que o interesse por educação emocional, cidadania e temas práticos, como finanças e tecnologia, cresce conforme a idade.
Para o MEC, os resultados reforçam a urgência de repensar os espaços escolares e fortalecer o bem-estar dos alunos, garantindo que a escola seja um ambiente de aprendizado, escuta e convivência saudável.
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