Em visita a Campo Grande, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, informou que serão aplicados R$ 555 milhões na recuperação e manutenção dos 3.160 km de rodovias federais pavimentadas em Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (17). “Nós estamos com um programa arrojado, as licitações foram lançadas e faltam apenas ajustes para redução de custos”, disse Fraxe.
Boa parte dos recursos está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, incluindo a restauração das rodovias BR-163, BR-262, BR-267, BR-158 e BR-060, a pavimentação da BR-359 e a construção da ponte sobre o rio Paraná na BR-262 na divisa com São Paulo.
Outros investimentos do PAC no Estado executados pelo DNIT contemplam a segurança nas rodovias. O Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV) conta com 13 equipamentos controlando os excessos e mais 18 com instalação autorizada. Até o final de 2013, segundo o Dnit, serão 100 controladores operando nas estradas de Mato Grosso do Sul.
Já o BR Legal - programa que vai aumentar a segurança e conforto para os usuários das rodovias federais de Mato Grosso do Sul e de todo o país, será licitado em breve, por meio de pregão eletrônico. Ele prevê a renovação da sinalização vertical, horizontal e suspensa, além de dispositivos de segurança como defensas metálicas em trechos de curvas acentuadas.
Além dos contratos de conserva e manutenção da malha, em execução, o Dnit prepara a execução de obras de restauração com intervenções mais profundas no pavimento de 2.300 quilômetros de rodovias. Os editais de concorrência (6 já lançados e 5 em elaboração) são para o programa Contratos de Restauração e Manutenção (Crema).
Com duração de dois a cinco anos, esses contratos visam a restauração da rodovia nos primeiros períodos e manutenção da qualidade da via no período restante. Para implantar este tipo de contrato nas rodovias BR-163, BR-262, BR-267, BR-419, BR-158 e BR-060, o DNIT deve investir cerca de R$ 1,5 bilhão até 2017.
Questionado sobre trechos críticos como o trecho da BR-262, perto do Pantanal, o superintendente do Dnit/MS Euler José dos Santos, informou que serão refeitos mais 22 km, e o trecho com o cruzamento da avenida Lúdio Coelho, receberá reforço de sinalização e instalação de três quebras-molas.
Delta
O diretor geral do Dnit também falou sobre a obra da construtora Delta, e anunciou que nos próximos 15 dias uma nova empresa será contratada. “Se a segunda colocada na licitação concordar, ela assume a obra dos 108 km na BR-163 entre os municípios de Nova Alvorada a Dourados”, disse.
A Delta foi a primeira colocada na licitação realizada antes da Delta investigada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cachoeira. O resultado foi homologado em 16 de maio. A comissão apura as ligações do contraventor Carlos Augusto Ramos com a construtora e políticos.
Novo superintendente
Euler José dos Santos participou da sua primeira entrevista coletiva como superintendente do Dnit. Ele foi nomeado em julho para a superintendência, após seis meses sem titular no órgão.
O novo superintendente é servidor do quadro de pessoal do Ministério dos Transportes. Euler é funcionário concursado para o cargo analista de infra-estrutura da Secretaria de Gestão do Ministério do Transporte.
Antes, ele estava no Núcleo do Programa de Aceleração do Crescimento (NPAC) e era responsável pelo monitoramento das obras rodoviárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O cargo de superintendente havia ficado vago após a exoneração de Marcelo Miranda, acusado de omissão em relação a casos de corrupção em Dourados. Na época, também foram demitidos o superintendente-adjunto, Guilherme Alcântara de Carvalho, e Carlos Roberto Milhorim, engenheiro-chefe do Dnit em Dourados.