Segunda-feira, 20 de Maio de 2024



Cotidiano Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 11:15 - A | A

Sábado, 13 de Dezembro de 2008, 11h:15 - A | A

Defesa alerta para chuva forte em 13 Estados e no DF

Da Redação (JG)

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta de chuva forte para 13 estados e o Distrito Federal. A partir desta sexta-feira, áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam chuva nos Estados do Acre, Tocantins, Rondônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Maranhão, Espírito Santo e do Distrito Federal.

Entre a tarde de hoje e amanhã, a chuva forte chega ao sul do Maranhão e pode ser acompanhada de raios. No sábado e no domingo, áreas de instabilidade associadas à atuação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantêm as pancadas em Mato Grosso do Sul e no nordeste, centro-norte e oeste de São Paulo.

A Defesa Civil alerta que, com a chuva, as rajadas de vento podem atingir velocidades entre 40 e 50 km/h, principalmente no leste, centro-norte e oeste do Mato Grosso do Sul.

Entre sábado e segunda-feira, o sistema avança e causa chuva e vento no Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e no Distrito Federal. Especialmente no centro-sul, leste, Zona da Mata e Triângulo Mineiros, no centro-norte e na região serrana do Rio de Janeiro e no centro-sul de Goiás, podem ocorrer ventos de até 50 km/h.

Entre sábado e segunda-feira, áreas de instabilidade tropicais continuam bastante ativas na região Norte do Brasil mantendo as pancadas no Acre, no Tocantins, em Rondônia, no Amazonas e no Pará. A chuva pode ser forte e com raios no sul, centro-leste e oeste do Amazonas e no sul, leste, centro e oeste do Pará.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, recomenda-se que a população evite áreas de alagamentos e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS