Com 1.136 votos, no dia 1º de outubro de 2020, Vânia Mello foi eleita presidente da entidade que representa cerca de 10 mil profissionais no Estado.Desde a criação do Conselho em 1979, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS (Crea-MS) nunca teve uma mulher na presidência.
Foram 2.076 votos sendo 2.059 válidos. A primeira mulher eleita presidente do Crea-MS teve 55% dos votos. Para ela, a vitória significa o início de um árduo trabalho. “A responsabilidade de cada voto foi triplicada, afinal estamos saindo de um processo pandêmico, quando os profissionais estão retomando suas atividades. Além disso, a eleição foi adiada em três momentos e, por fim, o profissional não é obrigado a votar. Quem veio foi porque realmente quis valer seu direito e depositar a confiança em cada candidato”, comentou.
Segundo assessoria, a engenheira agrimensora Vânia Mello quer iniciar seu trabalho imediatamente. A posse acontece em 2021, mas a nova presidente quer que o período de transição seja o mais tranquilo possível. “Começo o mandato já implantando projetos importantes, que colaborem para o desenvolvimento da profissão e dos profissionais. Desde o início da minha campanha, sustentei que faria um Crea-MS para todos os profissionais das engenharias, agronomia e geociências e é isso que quero fazer”, frisou a nova presidente.
Apesar da campanha ter sido mais longa que o previsto, sendo prolongada de dois para seis meses, os candidatos focaram em propostas para o fortalecimento da categoria. “Gostaria de agradecer aos meus concorrentes que, durante o período eleitoral, agiram com ética, coerência e decência, mostrando efetivamente projetos e novas ideias ao nosso segmento. Espero que, desde já, possamos unir forças para desempenharmos nossas funções com eficiência”, destaca.