Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025


Cotidiano Sábado, 05 de Junho de 2010, 11:18 - A | A

Sábado, 05 de Junho de 2010, 11h:18 - A | A

Copa do Mundo ainda não contagia MS

Eduardo Penedo - Capital News

Parece que o clima da Copa do Mundo da África ainda não animou os sul-mato-grossenses. Faltando apenas 10 dias para a Seleção Brasileira jogar contra a seleção da Correia do Norte a pouca movimentação no comércio e decorações em casas e lojas de Campo Grande.

Ao percorrer as ruas da capital morena, você percebe que o comércio não está apostando muito nesse filão, apenas algumas lojas e postos de combustíveis aderiram ao clima verde amarelo.Em compensação os órgãos públicos de Campo Grande estão tomados pelo espírito do hexacampeonato do Brasil na África . É o caso da Câmara de Vereadores de Campo Grande que está tod decorada em verde amarelo.

Mesmo com esse clima meio morno os lojistas estão confiantes que até o inicio da Copa do Mundo o comércio dará uma aquecida e as lojas vão começar a vender e entrar no espírito do Hexa. Os empresário esperam faturar 20% a mais durante os jogos.

Para quem quer entrar no espírito da Copa, no comércio já é possível encontrar até produtos para festas de aniversário nas cores verde e amarela. É a aposta do comércio na maior festa do futebol para aumentar as vendas nos próximos dois meses.

Mesmo com o clima fraco com relação a Copa do Mundo, em algumas lojas da Capital já se vê por exemplo,  funcionários usam uniformes com as cores da seleção brasileira esse é o caso da Ótica Diniz.

Com pouca euforia dos sul-mato-grossenses, as lojas de esporte já reforçaram seus estoques de camisetas oficiais e de torcida, bandeirinhas, gorros, bermudas, bolas, perucas, cornetas e outros acessórios.

Na Carioca Esportes, o ritmo de vendas dos produtos ainda está baixo. Segundo o gerente da loja, Marcelo Gomes, a saída dos ítens aumenta somente na véspera, pois o brasileiro costuma sempre deixar para a última hora. Os homens são os que mais compram na loja, segundo o gerente.

Já na Olímpica Esportes, são vendidos principalmente camisetas e bandeiras do Brasil. A gerente da loja, Mara Medina, afirmou que os estoques também foram reforçados e que são os homens os que compram mais.

Realidade que é um pouco diferente na Casa do Atleta. Segundo um funcionário da loja, além dos homens, as mulheres também estão procurando bastante os produtos relacionados à seleção brasileira. No local, são vendidos principalmente camisetas e bandeiras oficiais.

Boom

Se nas lojas de esporte as vendas ficam para a última hora, nas lojas que vendem televisores o clima está bem aquecido. O setor que vende televisões de última geração teve um salto significativo neste mês, 50%, comparado com o mês de abril. Por causa desse aumento, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio) prevê uma pesquisa específica sobre a Copa do Mundo.

Filhos de Deus

Os trabalhadores do Comercio em Campo Grande também são filhos de Deus. Pelo menos 80% das lojas da capital morena vão fechar nos horários em que a seleção brasileira estiver em campo.Essa informação é de uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.O levantamento foi feito em cerca de 30 empresas da capital. Atualmente, Campo Grande possui 25 mil empresas do setor do comércio.

Segundo a associação, os estabelecimentos abrirão normalmente às 8 horas, mas quando começar a partida as portas serão fechadas e os funcionários vão assistir pela televisão, dentro das lojas.

Dos entrevistados, 10% disseram que ainda não sabem como vão proceder nos dias de jogos da seleção e outros 10% falaram que o funcionamento será ininterrupto.

 

Confira como funcionará as instituições durante a Copa da África


Bancos
– Os bancos também terão horário diferenciado de atendimento durante a Copa.

No dia 15 de junho, quando a seleção estréia jogando contra a Coréia do Norte, os bancos vão abrir das 7h às 13h em Mato Grosso do Sul. A partida será às 14h30 no horário local.

No terceiro jogo, no dia 25 de junho contra Portugal, os bancos vão abrir das 7h às 9h30. Nas cidades do interior o atendimento será retomado às 12h30 e vai até 14h30. Em Campo Grande, o horário será das 7h às 9h30 e das 13h às 15h.

O segundo jogo do Brasil no dia 20 de junho, contra Costa do Marfim, será num domingo, quando não há expediente bancário. A partida está marcada para as 14h30.

Os bancos deverão, com antecedência mínima de 48 horas, afixar avisos em suas dependências sobre o horário de atendimento nos dias de jogos.


Correios

As agências dos Correios também terão horários especiais de atendimento devido aos jogos do Brasil na Copa. As agências Kadiwéu (Hipermercado Av. Ceara com Av. Mato Grosso), Filatélica (Shopping Campo Grande), Central (Av. Calogeras com a Dom Aquino), Rodoviária (R. Vasconcelos Fernandes) e AC Dourados (R. João Candido da Câmara) funcionam até as 14h e retornam às 16h30, isso para dias de jogos da seleção brasileira às 14h30.
As demais agências funcionam nesses dias das 8h15 às 13h45. Nesses dias, os horários-limites de postagem para expedição na mesma data deverão ser antecipados para as 11h.
Quanto aos jogos da seleção em dias de semana, com início às 10h, as agências fecham das 9h45 às 12h.


Reme

Para as escolas da Rede Municipal de Ensino na Capital não haverá aulas durante os primeiros jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Os jogos serão nos dias 15 (terça-feira) e 25 (sexta-feira) deste mês na Copa da África do Sul. As aulas serão suspensas somente no período em que ocorrerão as partidas, ou seja, na terça-feira à tarde e na sexta-feira de manhã.

Poder Judiciário

Como os jogos do Brasil, na primeira fase da Copa do Mundo de 2010, estão marcados para os dias 15 e 25 de junho de 2010, nos horários de 14h30 e 10 horas, o Poder Judiciário, nos dias desses jogos, cumpre expediente normal das 7h às 13h, no dia 15, e das 13h às 19h, no dia 25. Em caso de classificação do Brasil para as etapas seguintes do Mundial, serão observadas as mesmas normas: expediente das 7 às 13 horas na hipótese de a seleção brasileira jogar nos dias 28 ou 29 de junho, e 6 ou 7 de julho de 2010; e das 13 às 19 horas na hipótese de a seleção jogar no dia 2 de julho de 2010. 

Por: Eduardo Penedo - (capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS