Criados no âmbito da marca de gestão Indústria Ativa para discutir e propor estratégias relacionadas com as grandes questões de interesse do setor industrial do Estado, os Conselhos Temáticos Permanentes da Fiems Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul - estão completando um ano.
Com uma atuação voltada para ampliar a participação dos setores representativos e sindicatos do segmento industrial, os Conselhos Temáticos Permanentes são quatro: Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente), Coinfra (Conselho Temático Permanente de Infra-estrutura); Compem (Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa Industrial) e Cores (Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social).
Os quatro Conselhos são constituídos por um presidente e um vice-presidente com mandato de dois anos, sendo permitida a recondução ao cargo. Eles estão alinhados aos Conselhos Temáticos Permanentes da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e interagem com os mesmos órgãos de outras Federações.
Coema
Tendo como presidente Isaías Bernardini e na vice-presidência Cláudia Pinedo Zottos Volpini, o Coema acompanha a legislação ambiental e as necessidades de ajuste das indústrias do Estado às políticas públicas de licenciamento. Além disso, desenvolve propostas de políticas e estimula as práticas voltadas para a ecoeficiência como as compensações de gases.
O Coema promove ainda o debate com especialistas e autoridades na área ambiental e avalia as políticas públicas de controle e qualidade ambiental, biodiversidade e florestas, tratamento e disposição de resíduos, entre outras.
No momento estamos empenhados na finalização da discussão do Plano Estadual de Recursos Hídricos e do Zoneamento Ecológico Econômico. Também estamos engajados, junto com a CNI, no Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o de Mudanças Climáticas, explica Isaías Bernardini, acrescentando que o Coema também formula linhas de ação para aumentar a competitividade das indústrias e a preservação do meio ambiente.
Coinfra
Já o Coinfra é presidido por Kleber Luiz Recalde e têm como vice-presidente Sérgio Marcolino Longen, que também acumula a presidência da Fiems. O órgão avalia, acompanha e propõe sugestões sobre a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura no Estado, principalmente nas áreas de energia e transportes.
No momento, a demanda do Coinfra está voltada para a efetivação do Fórum de Logística, já que, por causa da infra-estrutura restrita, a movimentação de cargas se tornou o grande gargalo do setor industrial do Estado.
Queremos discutir todas as modalidades e os elos da cadeia produtiva para melhorar e potencializar essa infra-estrutura reduzindo custos de importação e exportação e tornando as nossas indústrias mais competitivas, explicou Kleber Recalde, acrescentado que as reuniões do Fórum serão realizadas a cada três meses.
Compem
O Compem, que é presidido por José Francisco Veloso Ribeiro e a cadeira de vice é ocupada por Raul Alves Barbosa, contribui para a elaboração e a aplicação de políticas relativas ao tratamento diferenciado aos pequenos negócios industriais, com vistas a sua competitividade e desenvolvimento.
O Conselho também realiza estudos e propõe estratégias para questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte, como inovação tecnológica, capacitação empresarial e acesso ao mercado externo.
Os desafios para este trimestre estão relacionados à realização da segunda edição do Fórum da Micro e Pequena Empresa, que faremos em parceria com o Sebrae/MS com o objetivo de debater questões destas categorias de empresas levando, aos empresários e dirigentes, informações técnicas de ferramentas e serviços que possam auxiliá-los na gestão de seus negócios, na busca de crédito, novos mercados, entre outros, desataca José Veloso.
Cores
O Cores tem como presidente Julião Flaves Gaúna e como vice-presidente Edgar Rodrigues Pereira. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento integrado e em rede de ações e iniciativas de responsabilidade social nas empresas industriais.
Estamos mapeando as diversas formas de atuação das empresas nas questões sociais, seus resultados e perspectivas de sustentação e disseminação, promovendo a difusão de boas práticas de responsabilidade social, explica Julião Gaúna.
Serviço Para entrar em contato com a coordenação dos Conselhos Temáticos Permanentes o número é (67) 3389-9120 e o e-mail é [email protected]