Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 13:03 - A | A

Quinta-feira, 10 de Junho de 2021, 13h:03 - A | A

Pandemia

Comércio de Mato Grosso do Sul é pego de surpresa com decreto

Medidas rígidas determina o lockdown em cidades do Estado nas vésperas do Dia dos Namorados

Elaine Silva
Capital News

PMCG

Prefeitura de Campo Grande altera horário de toque de recolher

Campo Grande volta ao risco extremo de contágio da covid-19

 

Com o Dia dos Namorados chegando, o comércio de Mato Grosso do Sul, estava preparado para aumentar as vendas, porém com o novo decreto e a atualização do Prosseguir que coloca 43 municípios em risco extremo da covid-19, os empresários são pegos de surpresa.

De acordo com o presidente Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel) Juliano Wertheimer, os comerciantes já gastaram o pouco capital de giro para estocarem mercadoria, contrataram funcionário, em busca aumentar as vendas e lucros com o Dia dos Namorados e agora "mais um vez somos o setor mais prejudicado".

Por meio de nota o presidente da Câmara de dirigentes lojistas (CDL-MS), Adelaido Vila, disse que "as restrições da bandeira cinza prejudicam mais uma vez o varejo, bares e restaurantes, que contavam com este período para ganhar fôlego, pois esta data é uma das melhores para esses setores. Estamos desde o início da semana solicitando que haja expansão no toque de recolher. Precisamos que as ações do Governos tenham alguma previsibilidade, pois estamos falando de setores que fizeram e fazem estoques de produtos, muitos perecíveis, investiram para ter algum retorno na data do dia dos namorados e vão mais uma vez sofrer com as restrições".

Adelaido ainda complementa relatando que "entendemos a situação da pandemia, mas exigimos respeito por parte dos gestores, que agem de forma irresponsável com o setor produtivo. Não brincamos de comerciantes, isso é a nossa vida, nosso trabalho e que sustenta nossas famílias".

Atualização
Campo Grande vai ter medidas mais rígidas com o retorno da classificação de risco extremo (bandeira cinza) na nova atualização do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), nesta quinta-feira (10). Conforme o Decreto Estadual, as medidas passam a valer a partir de sexta-feira (11) até o dia 24 de junho. Além da Capital, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e outros 39 municípios devem funcionar apenas os serviços essenciais.

O decreto com as medidas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), com a determinação do Governo do Estado para que os os municípios adotem as recomendações de caráter vinculativo, ou seja, o programa, que antes recomendava, agora determina. O decreto tem validade até 24 de junho. A medida visa conter o avanço da covid-19, para evitar o aumento de casos.

Confira o vídeo do presidente da Abrasel sobre o novo decreto:

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS