Nesta sexta-feira (01) a prática da democracia acontece para os beneficiários da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). Aproximadamente 50 mil associados titulares irão definir, por meio do voto direto, a administração da Cassems para o próximo triênio (2019-2022). Em 2019, as eleições serão disputadas com chapa única, contudo, não há expectativa de uma participação menor dos beneficiários.
Para exercerem o direito ao voto, os associados efetivos do Estado e aposentados devem estar em dia com as suas obrigações financeiras e com a situação cadastral, de acordo com o Art. 23 1ª do Estatuto, conforme assessoria da Cassems. O beneficiário deve procurar uma das 76 Unidades Administrativas da Caixa dos Servidores munido da sua carteira Cassems e de um documento com foto, para votar. Não estão aptos a votar os participantes (pensionistas, comissionados, convocados, todos os dependentes, conveniados municipais e reciprocidade).
De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral das Eleições Cassems, Jucli Stefanello,“A Eleição Cassems é o momento no qual o beneficiário pode se manifestar através do voto. Ela é importante para ele, que é usuário, e para a administração. A Caixa dos Servidores é uma empresa de autogestão, com uma gestão participativa, onde o servidor decide os rumos do plano de saúde. Esse é o momento onde ele tem de falar o quanto o plano é importante para ele, servidor. A vinda dele para votar demonstra a importância que a Cassems tem para o beneficiário”, destaca.
As eleições deste ano contam com uma única chapa que se candidatou, porém, isso não altera a necessidade da participação dos usuários do plano de saúde. Ainda segundo a presidente da comissão, a chapa única valoriza o voto e aumenta a força da instituição.
“É importante que o beneficiário vote para demarcar o território dele. Pois o plano de saúde é, genuinamente, do servidor público, então ele tem que dar importância para aquilo que é dele”.
Jucli Stefanello conta ainda que as expectativas para as eleições são positivas e a resposta dos beneficiários também. “Há beneficiários que têm essa cultura de estarem por perto, se sentirem donos do plano de saúde e isso reflete no voto”. A Caixa dos Servidores valoriza a receptividade daqueles que consomem e ajudam a construir o plano de saúde.
Em 2019, serão 153 sessões de votação em todo o estado. Na capital, além das unidades Cassems, também serão postos de votação o Detran e o Hospital Regional para melhor acomodar os beneficiários dos órgãos e quem estiver em trânsito naqueles locais.
Conheça os locais de votação para a “Eleição Cassems 2019”:
* Aquidauana:
- No Hospital Cassems do município;
- Unidades Locais: Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda;
* Campo Grande:
- Sede Cassems – Rua Antônio Maria Coelho, 6065, Vivendas do Bosque;
- Unidade Cassems / Detran - Rodovia MS-80, Km 10, S/N - Conjunto José Abrão;
- Unidade Cassems / Hospital Regional - Avenida Engenheiro Lutero Lopes, 36 - Conjunto Aerorancho;
- Centro Médico e de Diagnóstico Avançado (CMDA) - Rua Príncipe Ranier, 84 - Royal Park;
- Clínica da Família Cassems - Rua 25 de Dezembro 1231 – Centro;
- Unidade Cassems Carandá Bosque - Rua Boipeva, 184 - Carandá Bosque I;
- Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) - Rua São Paulo, 68 – Centro;
- Centro de Prevenção em Saúde - Abrão Julio Rahe, 97 – Centro;
- Hospital Cassems do município - Avenida Mato Grosso, 5151 - Carandá Bosque;
- Unidades Locais: Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo (Simted), Sidrolândia, Paraiso das Águas, Rochedo e Terenos.
* Corumbá:
- Unidade Regional e Hospital Cassems do município;
- Unidade Local de Ladário;
* Coxim:
- Unidade Regional;
- Unidades Locais: Alcinópolis, Figueirão, Pedro Gomes (Simted), Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel D'Oeste (Simted) e Sonora;
* Dourados:
- Unidades Locais: Caarapó, Deodápolis (Simted), Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante, Vicentina, Laguna Caarapã;
* Jardim:
- Unidade Regional de Jardim;
- Unidades Locais: Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho;
* Naviraí:
- Unidade Regional e no Hospital Cassems do município;
- Unidades Locais: Eldorado, Iguatemi (Simted), Itaquiraí, Juti, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru;
* Nova Andradina:
- Unidade Regional e Hospital Cassems do município;
- Unidades Locais: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Ivinhema e Taquarussu;
* Paranaíba:
- Unidade Regional e Hospital Cassems do município;
- Unidades Locais: Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul (Simted), Costa Rica, Inocência (Simted);
* Ponta Porã:
- Unidade Regional e no Hospital Cassems do município;
- Unidades Locais: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia (Simted);
(Matéria editada 01-03-2019 às 10h49 para correção de informações)