Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021, 16:35 - A | A

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021, 16h:35 - A | A

Atenção

Campo Grande tem 31 bairros em alerta de infestação do Aedes aegypti

Também há quatro locais com risco; Dados foram obtidos até dia 12 de novembro

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/PMCG

Campo Grande tem 31 bairros em alerta de infestação do Aedes aegypti

Campo Grande vários bairros em alerta de infestação do Aedes aegypti

Quatro bairros com risco de infestação do mosquito e outros 31 em situação de alerta, segundo o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste entre 1 e 12 de novembro pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

 

Conforme o levantamento, as áreas mais críticas são as da USF Iracy Coelho  e da UBS Pioniera, ambas com Índice de Infestação Predial (IPP) de 5,7%, seguidas da USF Silvia Regina, 5,4% e da USF Vila Corumbá, 4,8%. O índice é considerado crítico quando ultrapassa 3,9%. Outros 31 bairros estão em situação de alerta, com índice de 1 a 3,9%, e 36 apresentam índices satisfatórios, abaixo de 1%. 

 

“Diferente do que muita gente pensa, a maioria dos focos do mosquito está dentro do nosso lar. Naquele vaso de planta que fica no fundo de quintal, na calha entupida e em materiais inservíveis jogados no quintal. Portanto é preciso que isso sirva de alerta para a população e que todos nós tenhamos consciência. O poder público faz a sua parte, mas é extremamente necessário o envolvimento de todos nesta batalha”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo. 

 

O levantamento apontou ainda que o maior número de focos são encontrados em pequenos depositos de água, como garrafas, vasos de plantas, embalagens plásticas, entre outros. De acordo com a Prefeitura da Capital, as ações de combate à proliferação do mosquito estão sendo intensificadas nos bairros com maiores índices de infestação e dentro da rotina nas demais regiões.

 

Dados

De janeiro a novembro deste ano, Campo Grande registrou 389 casos confirmados de dengue, o que representa uma redução de mais de 95% em relação ao mesmo período de 2020, onde 12.978 foram registrados. O número de óbitos provocados pela doença também caiu de sete para três.

 

Wolbachia 

Município também conta com o método Wolbachia, que está em sua terceira fase de liberação de mosquitos em 15 bairros, como um aliado no enfrentamento da dengue, zika e chikungunya.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS