Campo Grande/MS, Sexta-Feira, 01 de Julho de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Segunda-Feira, 06 de Dezembro de 2021, 15h:27
Tamanho do texto A - A+

Campo Grande aparece em ranking como a capital mais inteligente do País

Prefeito Marquinhos Trad apresenta projeto para o ministério das comunicações

Elaine Silva
Capital News

Anderson Ramos/Capital News

IPTU Campo Grande 2020

Campo Grande

Em ranking divulgado recentemente pela Teleco, Abrintel e Conexis, Campo Grande aparece como a capital mais inteligente do país. Foram diversos investimentos em infraestrutura e ferramentas realizados ao longo dos últimos anos. No encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) vai apresentar as inovações implantadas nas cidades para atender a população. Os resultados desses investimentos aparecem na gestão dos recursos humanos e financeiros, na transparência dos gastos públicos e, principalmente, no atendimento à população.

 

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Campo Grande, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), será virtual, às 10 horas (de MS), nesta terça-feira (7), com transmissão feita pelo Webinar das Cidades Inteligentes. A live reúne prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas em inovação e modernização dos serviços públicos. 

Divulgação/PMCG

Marquinhos Trad

Marquinhos Trad

 

“Em um primeiro momento, os investimentos em tecnologia podem parecer caros, e são. Mas a eficiência e a economia que esses investimentos geram se justificam com o tempo, seja na redução dos documentos em papel, na otimização dos processos internos dos órgãos e principalmente na transparência dos atos administrativos que passam a ser acompanhadas de perto pelo cidadão”, analisa o prefeito.

 

Sistema desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) foi determinante para que Campo Grande se tornasse a cidade mais eficiente do país na vacinação contra a covid-19. De acordo com a Prefeitura da Capital, o sistema, assim como outros desenvolvidos pela Prefeitura, foi disponibilizado para que mais municípios possam avançar no seu processo de transformação digital. “Sempre pedi para a área de tecnologia criar ferramentas a partir de ideias e soluções que pudéssemos compartilhar e ajudar outros municípios. Foi assim com o sistema Monitora Saúde e com o sistema Íris, os quais doamos para todas as outras Casas da Mulher Brasileira do País. Tecnologia é integração, estímulo à participação popular, compartilhamento de boas ideias e transparência. Isso é ser inteligente”, ressalta Marquinho.

 

“Poder oferecer para o cidadão a possibilidade de emitir uma certidão, realizar um agendamento ou consultar o horário do transporte coletivo é algo relativamente simples, mas que faz grande diferença na vida das pessoas que não têm tempo para se locomover até uma unidade administrativa da Prefeitura”, completa.

 

Ainda segundo o prefeito, a implantação de uma nova rede pública de dados, que vai levar a fibra óptica para mais de 400 unidades administrativas, irá possibilitar a ampliação de projetos como o de videomonitoramento e de internet gratuita na cidade, a gestão inteligente de semáforos e iluminação pública e a criação de um centro de tecnologia, inteligência e monitoramento que auxilie os gestores na tomada de decisão.

 

Webinar das Cidades Digitais 

Também participam do evento os prefeitos de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni, e de Aquidauana, Odilon Ribeiro, especialistas em cidades inteligentes e o coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Solino, que traz detalhes de como as cidades devem se preparar para a chegada do 5G, tecnologia que permitirá novas aplicações e integração de diversos serviços públicos como transporte, segurança, iluminação pública e Saúde.

 

Serviço 

Webinar das Cidades Digitais da Região de Campo Grande

 

Data: 07/12

 

Horário: 10 horas (horário local)

 

Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades pelo https://www.sympla.com.br/rcd

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix