Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Cotidiano Sexta-feira, 13 de Julho de 2012, 12:08 - A | A

Sexta-feira, 13 de Julho de 2012, 12h:08 - A | A

Campanha para segurança em passagens de trens será feita pela ALL

Lúcio Borges - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Uma campanha nacional para garantir segurança em passagens de nível será realizada em 15 cidades de cinco Estados, incluindo Campo Grande, nesta sexta-feira (13). O objeitvo é minimizar o risco de abalroamentos e atropelamentos nos cruzamentos com a ferrovia. A América Latina Logística (ALL) que é a dentetora da concessão local e nas demais cidades fara a ação simultânea para orientar e conscientizar motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários ao atravessar a linha férrea.

Em Campo Grande, a campanha será realizada na BR 262, quilometro 365, e, em Corumbá, à rua Firmo de Mattos. Realizada por colaboradores voluntários da ALL com o apoio de agentes de trânsito municipais, a campanha reforça as ações de segurança promovidas pela empresa ao longo do ano e deve beneficiar mais de 10 mil pessoas.

“Promovemos a campanha durante o inverno por ser o período de maior risco de acidentes, devido a incidência de neblina e carros com vidros fechados e embaçados, com poucas condições de visibilidade”. revela Patrícia Cobra, do Instituto ALL, que lidera a campanha. “Durante a ação orientamos motoristas e pedestres sobre os cuidados ao transpor a ferrovia, lembrando que estão cruzando uma preferencial e que o trem pode levar até 1 quilômetro para parar totalmente após o acionamento dos freios. Por isso, Parar, Olhar e Escutar é fundamental” , reforça Patrícia

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a linha férrea é sempre preferencial, e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita à perda de sete pontos na carteira. A multa para esta infração é de 175,84 UFIRs (R$ 186,39). Isso porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de mais de 500 metros para parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

Cidades beneficiadas

Em São Paulo, serão contempladas as cidades de Americana, Ourinhos, Bauru, Guarujá, Araraquara e São José do Rio Preto. No Paraná, a campanha envolve Curitiba, Pinhais, Maringá, Ponta Grossa e Paranaguá. No Rio Grande do Sul abrange Canoas e Cruz Alta. No Mato Grosso está prevista em Alto Taquari e no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

As campanhas de conscientização em passagens de nível promovidas pela ALL já atingiram mais de um milhão de pessoas. Em 2011 foram realizadas 180 campanhas de PN, 102 campanhas contra o Surf Ferroviário e mais de 460 palestras de segurança nas escolas no entorno da linha férrea, contemplando mais de duzentas e quinze mil pessoas.

Dicas de segurança:

- Ao se aproximar da ferrovia, pare, olhe e escute e só depois siga em frente;
- Ao ouvir o apito do trem, fique atento, pois este é o sinal de que ele está se aproximando;
- A linha férrea é sempre preferencial. Não parar antes de cruzá-la é infração sujeita a perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de 180 UFIRs;
- Nunca estacione perto da linha férrea e nem aguarde a passagem do trem muito próximo ao trilho;
- Jamais dirija sob efeito de álcool ou drogas;
- Redobre a atenção em caso de neblina ou vidros embaçados;
- Não permita que seus filhos brinquem ou caminhem sobre os trilhos;
- A prática do surf ferroviário é proibida e pode levar à morte. Denuncie se identificar pessoas clandestinas nos vagões.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS